segunda-feira, 28 de outubro de 2013

As mancadas do Enem (o caso do Dó maior)

Uma nota, maestro Zezinho...

Quantas vezes ouvimos na voz de Silvio Santos e seu "Qual é a música?" essa frase. Só com ela já da pra explicar porque chamar uma nota de "dó maior" foi uma das maiores mancadas do Enem 2013.
Veja duas notas do em um piano
Dó maior é um acorde e este sim pode ser maior ou menor. Um acorde musical serve de "base" ou de "acompanhamento" para uma melodia. Um acorde é composto por pelo menos três notas soando juntas.
A diferença entre um acorde menor e um maior é a terça, que é uma das notas que o compõe. No caso do acorde de dó, a diferença é a nota mi.

Entende agora por que uma nota não pode se chamar dó maior?

Como professor, adoro o Enem e suas tentativas (nem sempre bem sucedidas) de contextualizar as questões. Agora... Veja bem... Não dá pra fazer isso dando informações erradas pra molecada!

Da próxima vez, chamem um professor de Física que seja músico pra elaborar questoes desse tipo. Não conhecem ninguém? Olha eu aqui!

Ah, é importante lembrar que, apesar dessa mancada, dava pra resolver essa questão. Era só eles terem escrito o enunciado falando sobre "o do central e o próximo do". Simples assim... daí já ficava claro que seria uma oitava acima.

Beijo

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Na prova do Enem

Fisicamente, não poderei estar junto aos meus queridos alunos no momento de fazer a prova do ENEM...
Mas como nem tudo é explicado fisicamente, fiz de tudo para poder estar presente naqueles corações e cabeções!
















Preparo e conhecimento vocês têm.
Agora é confiança, atenção e serenidade... 
Arrebentem na prova, molecada!

Beijo




sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Que tal uma chance com a gata vendo a Lua?

Eclipse penumbral...  As palavras são difíceis, mas o fenômeno é muito legal! Até rimou... Hahaha

Hoje, 18 de outubro, a partir das 18h51, poderemos observar mais um eclipse da Lua, fenômeno que acontece quando a luz que chegaria até ela é total ou parcialmente bloqueada pela Terra, que entra na frente da luz do Sol e projeta uma sombra (no caso de bloquear totalmente a luz), ou uma penumbra (no caso do boqueio parcial).

Disponível em www.if.ufrgs.br/eclipses
É claro que você pode aplicar essa ideia do eclipse a quaisquer corpos celestes. No caso de um eclipse solar, por exemplo, é a Lua que bloqueia os raios solares que chagariam no nosso planeta.

Por conta da distância e do tamanho dos corpos envolvidos, o eclipse solar é muito mais raro que o lunar...

Hoje à noite, portanto, você já tem aquela desculpa pra convidar alguém que você tá a fim pra ver o eclipse. Aí você tá vendo a Lua... Papo vai, papo vem... Sabe como é... Tudo pode rolar!

Ah, quer saber mais sobre os eclipses pra impressionar a gata? Entre nesse link:
http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/

Aproveite

Beijo e... Bom trabalho!

Fred