terça-feira, 10 de dezembro de 2013

No rodopio da bailarina (momento de inércia)

Outro dia um amigo meu, que estuda Geologia na USP, me perguntou se eu tinha algum material pra ajudá-lo a estudar momento de inércia. "Xiiii", pensei... pior é que digital eu não tinha nada.

Dias depois, uma diretora amiga minha compartilhou um pequeno artigo super legal tratando do tema: ballet + Física + conservação do momento angular! Não que ler um "textículo" desses garanta um dez numa prova de momento de inércia, mas já é um belo "pontapé inercial" pra entender e visualizar na prática tais conceitos da nossa querida e amada Física.

Veja lá:
http://clickeaprenda.uol.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=34005

Bem simples? O momento de inércia mede a dificuldade de se alterar o movimento de um corpo que está rodando. É influenciado não só pela massa do corpo (como a inércia translacional), mas pela forma como essa massa está distribuída. O resto? São equações, fórmulas e contas... Nada que um pouco (ou muito) de exercicios não resolva! Ah, muito importante: quanto mais afastada uma porção de massa estiver do eixo de rotação, maior a dificuldade de fazê-lá parar ou começar a girar.
Uma continha simples (válida para partículas girando em torno de um eixo)?


J é o momento de inércia; m é a massa; r é a distância ao eixo de rotação.