É impressionante como os veículos de comunicação de massa, principalmente a TV, exercem uma influência brutal sobre a sociedade, sobre as pessoas, sobre os jovens e, infelizmente, sobre os meus queridos aluninhos.
O professor (eu, no caso) rala pra trabalhar os conceitos físicos com seus pupilos, vem a TV, um filme, um comercial ou um livro (o que motivou essa postagem) e estraga tudo!
Vamos ao "erro da vez". Sabe aquele livro que inspirou o filme "A Rede Social" sobre a criação do Facebook? Então, ele foi escrito por um cara chamado Ben Mazrich e se chama "Bilionários por Acaso - A Criação do Facebook: uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição". Eu não li o livro, mas a minha filha de número 4 leu e disse que é muito bom (como diria titio Sílvio Santos). Zoeira - lógico - o que aconteceu, na verdade, é que minha querida aluna Fabi (beijão prela) do terceiro ano do IEST apresentou como seu trabalho de "Física na Mídia" um erro de Física grotesco neste livro.
Leia você mesmo a versão original (em inglês) e a versão traduzida para o Português:
Imagens extraídas do blog "Física na veia" |
Até meus alunos que dormiram nas aulas do primeiro não teriam escrito essa bobagem! Massa vezes velocidade é equivalente à quantidade de movimento de um corpo, e não à força a que está submetido! Segunda lei de Newton, pô! "Força, meu amor":
A resultante das forças que agem num corpo é igual à sua massa vezes a aceleração que adquire. Simples?
Agora imagine que esse livro passou por, pelo menos, duas revisões: uma para a edição original e uma pra tradução em Português. Será que nenhum responsável pela revisão lembrou de suas aulas de Física Básica!?
AHHHHHHHHHHHH!
Física é vida! Quem sabe Física é mais feliz (ou não)!
Beijo