Como tudo isso começou? |
"Quem aí gosta de Física?"
Cri, cri, cri... (quase todos os professores de Física ouvem grilos depois dessa pergunta).
Será que eles gostam de Física? |
Talvez você esteja acessando esse blog pela primeira vez (depois de ver a matéria na TV?) e é por isso que pretendo, por meio deste post, lhe dar algumas explicações sobre o projeto. Vamos lá?
Não gostar de Física já é cultural, é um costume em nossa sociedade. As razões? Não sei se dá pra dizer. Difícil, cheia de contas, fórmulas, números, leis, chata, inútil ("por que estudo isso, meu Deus?"), coisa de louco e todas as outras qualidades que você pode ter pensado. Talvez a culpa (se é que existe um culpado) seja da escola, pois é nela que as pessoas deveriam desenvolver o gosto pelo aprendizado, pelas ciências e (por que não?), pela Física. A Física na escola não pode ser só um amontoado de fórmulas.
Logo do física in gioco |
Se é natural as pessoas não gostarem de Fìsica, cabe aos professores de Física fazer alguma coisa, certo? Já dá pra ter uma ideia de como tudo começou...
Tudo começou há um tempo atrás, na Ilha do Sol... digo... tudo começou em uma aula de Termodinâmica. Lá estava eu falando sobre as tais leis de transformação de calor em movimento, quando me ocorreu a ideia de levar os alunos até o meu carro (que não era o Fusca) no estacionamento da escola pra que eles pudessem ver "a coisa funcionando na prática". Quando abri o capô e comecei a explicar, percebi que a reação dos meus jovens pupilos, principalmente das meninas, que via de regra não são muito próximas de motores de carros, era algo em torno de "Caramba...". Depois dessa aula fiquei pensando em como fazer com que eles pudessem ver diversos conteúdos da Física de forma prática, divertida, interativa e coisa e tal.
Como o objetivo era tentar aproximar a Física da realidade dos estudantes e, ao mesmo tempo, mostrar que ela está presente nas coisas mais simples do nosso cotidiano (como um Fusca!), surgiu a ideia de usar um Fusca como laboratório didático-pedagógico de ensino de Física! Foi mais ou menos assim que nasceu o "Física no Fusca".
Termodinâmica neles! |
Leis de Newton - ainda antes dos adesivos |
É claro que essas "aulas práticas" não substituem os exercícios, o estudo matemático e algumas formalidades necessárias ao bom desenvolvimento dos alunos no aprendizado de uma ciência natural, mas funcionam como um bom complemento didático.
E ainda devo dizer que o "Física no Fusca" acaba sendo mais do que simplesmente usar um carro como ferramenta de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma concepção de aulas baseada na contextualização dos assuntos da nossa "tão adorada" disciplina. Durante o nosso trabalho, desenvolvo atividades usando assuntos que podem despertar maior interesse nos alunos, como os esportes, a música, as artes plásticas e por aí vai.
Quem sabe assim, em algum lugar do espaço-tempo, num futuro não muito distante, quando um professor de Física perguntar: "Quem aí gosta de Física?" ele possa ouvir um pouco mais do que os grilos...
Muito obrigado pela visita!
Até a próxima!
Beijo
Prof. Fred Zenorini
senti falta das piadinhas sem-graça que vc faz Fred... msm assim eu acho que o pessoal que nao te conhece vai entender o esquema das aulas!!!!
ResponderExcluirBjus, carol
acabei de ver a reportagem Fred... ficou boa na minha opinião, oq vc achou???
ResponderExcluira melhor parte foi o bebado falando que gosta de malhar o abdomen e a manina falando que era a Terra :P shuahsuahushahsu
Bjus, carol
Eu curti também! Foi legal mesmo o "bêbado equilibrista"...
ResponderExcluirBeijo
não vi a matéria, fred, eu...esqueci, tava dormindo. ahahaha
ResponderExcluirquero muito ver, tem no youtube ou algo parecido?
vou sentir saudades das suas aulas, das suas camisetas nerds e das suas piadas sem graça *-*
beijooo
Vou publicar alguma coisa no Youtube já, já.
ResponderExcluirVou sentir saudades de vocês também.
Valeu
Beijo
Frederico do céu (ou não né?!) eu tava pensando, colocaram o endereço do blog no programa??? pq eu tava falando com o pessoal hj na escola e a gente não lembra se viu... :S
ResponderExcluirOutra coisa, eu fiz fuvest e fui mal , a boa noticia é que de fisica eu fui bem e lembrei da suas dicas ta?! suhasuhaus
Bjus, até quinta (se ferrou!!!)
Carol
Então quer dizer que as dicas foram úteis, né, ordinária! Não serviram "só pra você se divertir"... rs!
ResponderExcluirQue bom que você foi bem em Física, fico muito feliz! Você vai longe, fia...
Quanto à quinta, você não tem cama, não?
Beijo
Ordinária??? Vlw... eu pensava que eu era especial, mas agr eu descobri que não (snif snif)
ResponderExcluirTenho cama sim, mas nesses dias a escola ta mais legal pq eu nao to fazendo nd além de jogar vôlei :D
Fred, eu tava pensando: vc sabe pq qndo damos petelecos em latas de refrigerante, o liquido nao vaza??? Eu acho que vc podia fazer um post disso, pq é mó legal :D
Bjus, carol
Você é especial, sim, querida...
ResponderExcluirQuanto ao refrigerante, explique isso melhor. Pode ser legal trabalharmos isso em sala.
Beijo
É que quando damos petelecos na lata de refrigerante, por exemplo, as bolhas de gás sobem para a superficie, entao as bolhas de ar que estariam espalhadas por ele estao na superficie, sendo assim, oq vaza é o gas, nao o liquido, entendeu???
ResponderExcluirSe vc quiser, leva uma garrafa de água com gás amanha que eu te mostro!!!! :D
Bjus
Posso usar o desenho "física in gioco" em meu carimbo com o objetivo de dar visto nos cadernos de meus alunos sem violar os direitos autorais? Qual licença aplica-se ao desenho? Grato.
ResponderExcluirPra falar a verdade, eu não sei que legislação se aplica ao desenho e ele também não é de minha autoria.
ResponderExcluirEm todo caso, se não pra fins comerciais, acredito que não tenha problema algum usá-lo.
Olá Prof Fred, eu gostaria de usar o desenho "Física in Gioco" como chamada para a Feira de Ciências que ocorrera aqui na escola em junho, e nas camisetas dos alunos que farão as apresentações.
ResponderExcluirE.E.B. Giardini Lenzi