Esse cara vai dar trabalho |
Passo 1:
Se ele tiver pés, peça pra ele usar um deles pra empurrar o chão pra trás. O que vai acontecer? O corpo do ET "misteriosamente" é empurrado pra frente. Por que? Ação e reação, queridão! As forças existem aos pares. Sempre que um corpo A empurrar (ou puxar) um corpo B, o corpo A será empurrado (ou puxado) no sentido contrário. Você já entendeu a terceira lei de Newton. AÇÃO E REAÇÃO.
Passo 2:
Depois que o corpo do ET se inclinou pra frente, peça pra ele colocar o outro pé (não o que empurrou o chão) na frente do pé que empurrou o chão e repetir a sequência do passo 1. Pronto, seu querido aluno alienígena já estará andando! Agora peça pra ele parar de empurrar o chão e ficar parado. Quantas forças agem agora sobre o corpo do ET? Diga que o planeta Terra o puxa pra baixo e o chão o empurra pra cima. Essas duas forças "empatam" e se anulam. É como se não existisse força nenhuma! Segundo Sir Isaac Newton, quando não existem forças o movimento não se altera. É aquela "teimosia dos corpos em manter o seu estado de movimento". Você entendeu a INÉRCIA (vulgo primeira lei de Newton).
Passo 3:
Se o seu amigo ET for gordinho, terá mais inércia (ou seja, será mais difícil alterar o estado de movimento dele). Se ele for magrinho, o contrário. Quanto mais massa, mais força é preciso fazer para alterar o movimento (a alteração de movimento pode ser chamada de aceleração). Viva a segunda lei de Newton!
Fr = m x a
Viu só? Você levou muito menos tempo pra aprender as leis de Newton do que pra aprender a andar. Andar é muito mais difícil! Já parou pra pensar que um ser humano leva uns dois anos pra conseguir andar direitinho?