domingo, 15 de julho de 2012

Barrados na Universidade

Nunca pensei que fosse viver o dia em que eu fosse impedido de entrar numa Universidade Federal...

Veja você.

Sou um grande fã da UFSCar. Além de ter estudado lá por mais de sete anos (cinco de graduação e mais um tanto do mestrado), considero-a uma das instituições de ensino superior mais modernas do país. Sempre inova nos cursos e iniciativas de ensino e extensão; sempre está à frente nos movimentos de greve em prol de melhores condições para funcionários, alunos e professores, enfim...

Hoje fui visitar minha cunhadinha que está morando em Sorocaba e fazendo o seu mestrado na UFSCar de lá. Fomos fazer uma caminhada no início da tarde para "fazer a digestão" e conhecer o campus sorocabano da minha querida universidade.
Veja como estou feliz
Mal tinha acabado de falar para minha digníssima esposa, que também me acompanhava (não pense você que eu sou desses que vai visitar a cunhada sozinho...), como eu estava feliz em conhecer o campus novo da UFSCar quando, para minha surpresa, fomos barrados pela segurança! É o fim da picada! Trata-se de um bem público, um prédio público, que pertence à comunidade. Qualquer um tem o direito de entrar numa universidade pública. Lembro-me que em São Carlos, nos finais de semana, muita gente aproveitava a Universidade para fazer exercícios, andar de bicicleta, fazer caminhadas, jogar bola nas quadras.

A alegação do segurança para não nos deixar entrar foram as famosas "ordens superiores".

Fica aqui o meu protesto por ter sido impedido de visitar uma Universidade Federal.

Brasil-sil-sil!

Veja como estou triste

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A descoberta (ou não) da "partícula de Deus" - será que tudo faz sentido?

Cientistas europeus, com alguma colaboração brasileira, neste momento estão perto das descobertas mais importantes do século XXI: por que as coisas têm massa? Estão em busca do "bóson de Higgs" ou a "partícula de Deus".  

Por que partícula de Deus?

O "bóson de Higgs", teoricamente, explicaria o surgimento da massa nas partículas sub-sub-atômicas. Digo sub-sub porque antes, no início do século XX, consolidou-se a existência dos prótons e nêutrons, que são subatômicos. Depois vieram os quarks, que constituiriam os prótons e nêutrons. Existem ainda outros componentes, como os glúons, por exemplo. 

Porém, segundo a teoria atual, nos primórdios do Universo, a massa "não existia". 

Partículas como o fóton (energia pura, luz por exemplo) praticamente não têm massa, isso dá a elas o "privilégio" de andar na velocidade da luz. Já as partículas "massudas" não poderiam fazer isso, pois, se fizerem, o tempo e o espaço se comportariam de forma diferente do comum, como diz a teoria de Einstein. 

Finalizando, é difícil encontrar e estudar partículas como a "de Deus", por elas serem muito instáveis, terem um tempo de vida muito curto nas condições que temos. Duram na casa dos mili ou micro-segundos.

Info busca bóson de Higgs VALE ESTE (Foto: arte/G1)
fonte: portal G1