Muitos acreditam que a Física e a Arte andam juntas. Eu sou um deles. Já fiz muitos trabalhos em sala de aula envolvendo a Física e a Música, por exemplo. Física e fotografia também dão um trampo bonito. Agora, teve um cara que foi além: Ernest Chladni. Alemão, físico e músico, ele realizou um trabalho muito interessante envolvendo ondas sonoras e sal.
As figuras são formadas a partir da vibração de uma placa que fica embaixo de um "vibrador" (calma, não é o que você está pensando!), que pode ser um alto-falante, por exemplo. Frequências diferentes, sons diferentes, figuras diferentes. Curtiu? É como "ver o som"! Repare que enquanto a frequência do som vai aumentando (o som vai ficando mais agudo) padrões diferentes vão se formando.
Como tudo isso é possível? Fenômenos ondulatórios, como: reflexão, interferência, ressonância e ondas estacionárias estão envolvidos. Tempos depois, a experiência ficou conhecida como "figuras de Chladni". Mais detalhes? Breve na aula de Física mais perto de você.
Beijo
P. S.: agradecimentos especiais à Carol, minha "quase-filha".
ahh Fred, essa foi a melhor postagem que vc fez até agr haha, brincadeira :P mas ficou legal o post
ResponderExcluiragr eu vou te chamar de "quase-pai" pra gente ficar quite suhauhsahusha
VALEU FRED :DDDDDDD
É nóis, Carola!
ResponderExcluirEu gostei de verdade desse :D
ResponderExcluirFrederico, aula prática pra gente!
'Jadee
Bacana mesmo Fred!! Agora a Pro de Arte é quem vai invadir as aulas de física..rsrs quero saber mais...
ResponderExcluir