terça-feira, 23 de novembro de 2010

Física no Fusca e na mídia

Dentre as ideias que ponho em prática nas salas de aula para melhorar a relação dos alunos com a Física, destaco a que eu chamei de "Física na Mídia". Consiste no seguinte: os alunos devem relacionar uma notícia veiculada em qualquer veículo (pleonasmo!) da mídia (jornais, revistas, sites, TV etc.) à Física e apresentá-la pra sala. É claro que não basta só fazer a leitura, ou apresentar um vídeo, é preciso refletir e comentar a notícia. Estou gostando muito dos resultados desse trabalho. Só pra você ter uma ideia, já passaram pelas salas de aula assuntos que vão desde o futebol (um chute do Roberto Carlos) até a antimatéria (!), graças a esse projeto.


Uma piadinha sobre a antimatéria. Depois eu explico...

É muito bom ver os jovens se aproximando das Ciências, coisas assim dão sentido ao trabalho do professor.

E já que estamos falando da relação da Física com a mídia, o projeto "Física no Fusca" já está dando o que falar! Essa semana saiu uma reportagem no Jornal Em Dia (aqui de Bragança) sobre ele! Foi muito bom ver como a equipe do jornal captou o "espírito da coisa".

Já no próximo sábado, às 11h45, vai ao ar uma matéria que gravamos para a TV Vanguarda (Globo aqui da região) sobre o projeto!

Jonas Almeida, Gatinho (não eu, o cinegrafista), as alunas, o Trovão Azul e eu
Pra você sentir o "gostinho", vou contar uma passagem da nossa tarde de gravação (na última sexta). Depois de termos gravado na escola, com os alunos, fomos até o Lago do Taboão (local tradicionalmente utilizado para práticas esportivas nos finais de tarde aqui na Terra da Linguiça) pra trabalhar um pouco de Física junto aos transeuntes. Numa dessas, duas meninas que passavam por ali com cara de "Me chama" foram abordadas: "Vocês gostam de Física?", perguntou o apresentador (meu amigo Jonas Almeida). "Não", é claro que foi a resposta. "Mas vocês conhecem a gravidade, né?", interpelei-as. "Sim, uma hora tudo cai, né?", elas responderam. "Então por que a Lua não cai na Terra?", perguntei depois dos risos gerais. "Não sei, isso o professor explica". Quem já leu o post "Por que a Lua não cai na Terra" já sabe a resposta e conhece a experiência (quem não leu é só procurar aqui), que foi realizada com uma das minas como protagonista, fazendo o papel de Terra.


Todo mundo conhece a gravidade

Depois de pegar o balde dentro do Fusca e do Jonas enchê-lo com água suja do lago, falei pra menina, porque ainda não sabíamos seus nomes: "Você é a... 'Terra'", ela completou. NÃOOOO! Só queríamos saber o nome da menina, antes dela incorporar "a personagem" Terra... (o nome da menina será preservado por razões circunstanciais)

Desfeito o "mal entendido", ela girou o balde, a água não caiu de dentro dele e provamos, mais uma vez, porque a Lua não cai na Terra.

Viva a Física!

Não se esqueça: Física no Fusca às 11h45, sábado (27/11) no Vanguarda Mix, com Fred Zenorini e Jonas Almeida.


Fred Zenorini e Jonas Almeida em momento Rock'n Roll

Beijo

2 comentários:

  1. ah, Fred, queria tanto ter ido na gravação, mas você viu meu estado sonolento. Junte isso com antialérgico, e eu dormi o dia todo.
    Mas, pode deixar, vou ver sim! Vou colocar pra gravar, já que estarei em Jundiaí.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Fred !
    Parabéns pela idéia meu Velho ! Adorei o Projeto Física no Fusca (e confesso que já fiz muitas outras coisas dentro de um Fusca !)
    Abração desse seu colega que tanto de admira!
    Visitem: Blog da minha Empresa http://fdi-ffambrin.blogspot.com e meu Blog pessoal: http://franciscofambrini.blogspot.com/

    ResponderExcluir