terça-feira, 31 de agosto de 2010

Da batata ao motor elétrico



O ponto alto do meu dia de físico, por enquanto, foi a experimentação.

Meus alunos do terceiro protagonizaram experiências muito bacanas sobre Eletromagnetismo.

No maior estilo "Palmirinha", as meninas passaram a faca em uma batata, espetaram dois fios, ligaram na tomada (calma, com um transformador de 9 V, ninguém corre perigo nas aulas do Tio Fred) e demonstraram que este tubérculo, além de boa fonte de energia, pode conduzir corrente elétrica! Um pedaço da batata ficou verde e o outro borbulhou. Por que será?

Do outro lado do laboratório, pensei que iria assistir a uma sessão espírita! Com uma vela, um balde de gelo e materiais metálicos ficou comprovado que a diferença de tempertaturas pode também gerar gerar corrente elétrica.

Pequenos furtos se justificam em nome da Ciência? Uma de minhas alunas provou que sim, "pegando emprestado" um "kit eletricista" do irmão mais velho!

Pra finalizar, alguns de meus pupilos resolveram montar o "clássico" motor elétrico. Com direito a uma bobina medonha, que mais parecia ter sido enrolada por uma gata no cio... rs! Mas o importante é que o barato funcionou! Tava tudo lá: bobina, ímã de autofalante, pilha de 9 V e, é claro, o peteleco!

E o Trovão Azul? Hoje ficou quietinho na garagem, dei uma folga pra ele.

Vou terminar por aqui que daqui a pouco tem plantão...

Beijo

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Vrummm, vrummm...

Quantos físicos são necessários para trocar uma lâmpada?

Quatro.

Como?

Quatro. Um para segurar a lâmpada, dois para girarem a escada em círculos e um para ficar viajando sobre a conservação do movimento angular, o atrito entre a escada e o chão, a inércia, a resistência elétrica do filamento da lâmpada...

Sim, Fìsica é coisa de louco.

Sim, ser professor é coisa de louco.

E ser professor de Física?! Meu Deus...

Estava eu no "Trovão Azul" (apelido do fusquinha até então) a caminho da escola, quando resolvi: "Hoje começo meu blog!".

Aí está. A partir de agora este espaço será a extensão das minhas salas de aula. Pretendo publicar aqui as dores e as delícias(?) de ser professor de Física no País do Carnaval, mais precisamente, na Terra da Linguiça, a aprazível e interiorana Bragança Paulista.

Mecânica, Termologia, Óptica, Ondas, Eletromagnetismo, Física Moderna... Calma, calma! Em seu devido momento, e quando você menos esperar, trataremos de todas as áreas de nossa querida (e odiada) ciência natural. Tudo, (in)variavelmente, a bordo do Trovão Azul.