quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Qual a velocidade de uma pessoa?


100 km/h? 900 km/h? 108.000 km/h?

Dependendo do referencial ou do veículo, qualquer uma dessas respostas pode estar certa. Se estivermos falando da "nave-mãe-Terra", por exemplo, a última pode ser a mais adequada. Sim, cento e oito mil quilômetros por hora. Mas e se estivermos falando "di a pé"?

Qual é a velocidade que um ser humano normal consegue atingir? Não falo de super-atletas, recordistas, ou coisa assim, falo de "gentem como a gentem" mesmo.

É claro que se você "der um google" vai descobrir rapidinho a resposta, mas, na minha opinião, é muito mais legal se você mesmo puder construir uma experiência simples que te leve a um resultado razoável.

Essa é sempre uma das minhas primeiras aulas quando o assunto é a cinemática (área da Física que estuda os movimentos sem se importar com os "por quês" deles ocorrerem). Os alunos curtem muito, já que sai do tradicional "um atrás do outro na sala" e eles podem por a mão na massa e os pés na quadra, por assim dizer.

Para dar ou ter essa aula, é importante que a escola tenha um espaço relativamente amplo, como uma quadra, um campinho, ou um pátio. Eu costumo marcar uma trajetória reta de 25 m (que você pode medir com uma trena qualquer) e pedir para os alunos primeiro andar, depois correr e marcar o tempo com um cronômetro.

Pronto! O resto serão cálculos, reflexões e questionamentos que o professor pode direcionar a fim de fazer os alunos entenderem, por exemplo, a diferença entre velocidade média e instantânea e coisas assim.

Ficou curioso com resultado? Tá bom. Caminhando a pé, nossos resultados costumam ficar na casa dos 4,5 ou 5,0 km/h. Já na correria, a molecada chega perto de uns 18,0 ou 19,0 km/h.

Quando o assunto é aprender, viver é preciso!

Viva a Física!

Beijo

Fred

Nenhum comentário:

Postar um comentário