segunda-feira, 28 de outubro de 2013

As mancadas do Enem (o caso do Dó maior)

Uma nota, maestro Zezinho...

Quantas vezes ouvimos na voz de Silvio Santos e seu "Qual é a música?" essa frase. Só com ela já da pra explicar porque chamar uma nota de "dó maior" foi uma das maiores mancadas do Enem 2013.
Veja duas notas do em um piano
Dó maior é um acorde e este sim pode ser maior ou menor. Um acorde musical serve de "base" ou de "acompanhamento" para uma melodia. Um acorde é composto por pelo menos três notas soando juntas.
A diferença entre um acorde menor e um maior é a terça, que é uma das notas que o compõe. No caso do acorde de dó, a diferença é a nota mi.

Entende agora por que uma nota não pode se chamar dó maior?

Como professor, adoro o Enem e suas tentativas (nem sempre bem sucedidas) de contextualizar as questões. Agora... Veja bem... Não dá pra fazer isso dando informações erradas pra molecada!

Da próxima vez, chamem um professor de Física que seja músico pra elaborar questoes desse tipo. Não conhecem ninguém? Olha eu aqui!

Ah, é importante lembrar que, apesar dessa mancada, dava pra resolver essa questão. Era só eles terem escrito o enunciado falando sobre "o do central e o próximo do". Simples assim... daí já ficava claro que seria uma oitava acima.

Beijo

Um comentário:

  1. E eu achando que você tinha parado de publicar coisas no blog... saudades das suas aulas Fred, você não tem ideia!
    Estava pensando... você podia fazer uma página no facebook né?! Acho que mais pessoas acessariam o "Física no Fusca", o que seria muito bom, pois o conteúdo é sempre muito divertido (tudo bem, posso estar sendo subjetiva, mas sei que não sou a única que acha isso) e informativo sobre a tão "temida" física!
    Beijão Fred!

    ResponderExcluir