terça-feira, 31 de agosto de 2010

Da batata ao motor elétrico



O ponto alto do meu dia de físico, por enquanto, foi a experimentação.

Meus alunos do terceiro protagonizaram experiências muito bacanas sobre Eletromagnetismo.

No maior estilo "Palmirinha", as meninas passaram a faca em uma batata, espetaram dois fios, ligaram na tomada (calma, com um transformador de 9 V, ninguém corre perigo nas aulas do Tio Fred) e demonstraram que este tubérculo, além de boa fonte de energia, pode conduzir corrente elétrica! Um pedaço da batata ficou verde e o outro borbulhou. Por que será?

Do outro lado do laboratório, pensei que iria assistir a uma sessão espírita! Com uma vela, um balde de gelo e materiais metálicos ficou comprovado que a diferença de tempertaturas pode também gerar gerar corrente elétrica.

Pequenos furtos se justificam em nome da Ciência? Uma de minhas alunas provou que sim, "pegando emprestado" um "kit eletricista" do irmão mais velho!

Pra finalizar, alguns de meus pupilos resolveram montar o "clássico" motor elétrico. Com direito a uma bobina medonha, que mais parecia ter sido enrolada por uma gata no cio... rs! Mas o importante é que o barato funcionou! Tava tudo lá: bobina, ímã de autofalante, pilha de 9 V e, é claro, o peteleco!

E o Trovão Azul? Hoje ficou quietinho na garagem, dei uma folga pra ele.

Vou terminar por aqui que daqui a pouco tem plantão...

Beijo

4 comentários:

  1. Caro Fred
    Como é bom o professor de Física desmistificar a seriedade da disciplina. Na Natureza tudo é tão simples, organizado e funcional não vejo motivos para complicações. Parabéns pelo talento cômico(não é fácil) de ensinar Física com um lindo fusca azul. Eu também tive um fusca azul!!!
    Beth Takeiti

    ResponderExcluir
  2. Puts, o peteleco citado ficou por conta do meu filhão, hehehe... nada como um jeitinho para fazer as coisas funcionarem, né?
    Ahahahah!!!!

    ResponderExcluir
  3. No maior estilo 'Pamirinha' ? HAHAHAH só voce mesmo Fred (:
    Adorei o banner do Blog !

    Beijos :*

    http://digooquecondiz.blogspot.com
    ASSUNTOS DIVERSOS ;)

    ResponderExcluir
  4. O meu foi o melhor, fica ai a dica
    flw

    ResponderExcluir