segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Esse cara desafiou a lei da gravidade

O capoeirista Fred
Como capoeirista sou um ótimo professor de Física. Quem assistiu a minha "performance" na TV pôde perceber.

Lembra quando eu estava contando sobre a gravação da matéria para a TV? Pois é. No capítulo "Física para desinteressados", quando pegamos alguns transeuntes "no laço" pra dar algumas aulas pra eles enquanto se exercitavam no Lago do Taboão, conhecemos essa figura (veja fotos a seguir).

Ele...

... e suas Havaianas

"Você gosta da Física?"

"Sim"

"Do que você mais gosta na Física?"

"Abdominais, exercícios..."

Depois desse papo que desafiou as leis da semântica, fui convocado pelo apresentador a fazer uma relação da Física com a capoeira, esporte praticado pelo cidadão em questão. O que me veio à cabeça, foi falar sobre o equilíbrio. Repare em todos os esportes de luta (ou outros) cujo objetivo é manter o corpo equilibrado em pé. Três coisas são fundamentais pra isso: uma boa base, uma boa massa (parece que estou dando receita de bolo...) e deixar essa masssa o mais próxima possível do ponto de apoio (o chão, no caso).

Não é o que você está pensando, só estou falando sobre equilíbrio
Em situações onde corremos o risco de perder o equilíbrio, nosso instinto faz com que caminhemos abaixados (abaixo o CG) e com as pernas mais abertas do que o normal (base maior). Quando você está andando em um lugar escorregadio, em uma trilha cheia de líquens nas rochas (agora virou Biologia), como perto de uma cachoeira, por exemplo, nossa primeira providência é caminhar meio abaixados, certo? Assim aproximamos o nosso centro de gravidade (não confundir com centro de gravidez, que fica em outro lugar) do chão, nosso ponto de apoio em quase todas as situações. Dessa forma fica mais fácil manter o equilíbrio de rotação ou torção (torque neles!) do nosso corpo que invariavelmente está sujeito à força peso. É tudo culpa da Terra!.

Olha o que ele fez em menos de um metro quadrado! Foi quase um "facão" do Guile
À propósito: pense no centro de gravidade (ou de massa, como preferem alguns) como um ponto onde toda massa de um corpo estaria concentrada. É ali que podemos, a fim de simplificar uma situação prática, visualizar a aplicação da força peso.

Observar os lutadores de Sumô e Judô nos dá uma boa noção da aplicação dessas leis da Estática (área da Física que estuda os corpos em equilíbrio). Costumam levar vantagem os que são mais pesados e baixinhos, ou seja, aqueles que tem mais massa perto do chão. Falando nisso, acho que nunca contei que pratiquei Judô por uns dez anos, quase virei faixa preta, mas deixa essa pra outro post...

Beijo

4 comentários:

  1. Quase virou faixa preta Fred?! Faltarem quantas faixas? umas 7? suahushauhshaus
    Ai Frederico, estou de férias e vc fica ai falando de CG, tenha dó... mas as piadinhas estão otimas como sempre e as havainas do tiozinho são um arraso, diz ai!
    Bjus Fred

    ResponderExcluir
  2. Pra seu governo, queridinha, fui até a faixa marrom, ou seja, faltou só uma pra preta. Treinei uns dez anos de Judô.

    Tomou?! Rs...

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Se foi ate a marrom pq nao esperou virar preta antes de parar de treinar??? Esse negocio de gostar da area das EXATAS deixa o pessoal louco hein?! suahushauhsuahushu

    Bjus

    ResponderExcluir
  4. fred eu adoro seu blog mas nunca mais vo te ve na Viverde pq vo pro AZ mas vo continua vendo seu blog

    espero mais posts

    seu amigo pedro

    ResponderExcluir