segunda-feira, 9 de maio de 2011

Física na cozinha I - como fazer doce de leite usando a Termodinâmica

Você sabia que a sua cozinha também é um laboratório de Física? Pois é. Quer aprender a fazer um doce de leite (ou dulce de leche, pra ficar mais chique) aplicando seus conhecimentos de Física Térmica? Anote ai!

Você vai precisar de:

1 lata de leite condensado (de qualquer marca)
1 panela de pressão (em bom estado)
Água de torneira
Uma fonte térmica
Conhecer as relações entre as váriáveis de estado de uma substância (pressão, volume e temperatura)
Quem não conhece a Palmirinha? Imagine ela te dando aula de Física?
Modo de fazer:

Coloque a lata de leite condensado fechada e sem rótulo dentro da panela. Coloque a água de torneira dentro dela o suficiente pra cobrir a lata. Leve-a ao seu fogão, que fará às vezes de fonte térmica. Ligue o fogo e aguarde uns 40 min, tempo suficiente pra pegar pressão, conzinhar o leite condensado e você pensar um pouco: por que a panela de pressão cozinha mais rápididamente?

Qual é a temperatura de ebulição da água? 100º C , você deve ter pensado. Cuidado! Essa temperatura só vale quando a pressão é a chamada "pressão normal", ou seja, 1 atm, a nível do mar.

Quando a água começa a passar para o estado de vapor, sua temperatura não muda, pois a energia está sendo usada para quebrar as interações intermoleculares. Resumindo: a temperatura de mudança de estado de uma substância pura é constante.

Imagine isso acontecendo no interior de uma panela de pressão. Ela é feita de um material que pode ser considerado indeformável para situações domésticas, certo? Isso quer dizer que ocorre um aquecimento da água a volume constante lá dentro. Quando as moléculas começam a se desprender e passar para o estado de vapor, ficam super agitadas com o aquecimento, começam a colidir mais violentamente com as paredes do recipiente (a panela, no caso) e a pressão lá dentro vai aumentando (não à toa ela se chama "panela de pressão", fiote!). Dessa forma, as moléculas que ainda estão agrupadas na fase líquida são meio que "forçadas" a continuar nesse estado, o que faz com que necessitem de uma quantidade de energia maior para que isso aconteça.

Se você entendeu tudo direitinho, deve ter concluído o seguinte: dentro da panela de pressão a temperatura de ebulição da água acaba sendo maior do que os 100º C do lado de fora, por isso ela cozinha os alimentos mais rapidamente!

Agora você já pode cantar a musiquinha de carnaval:

"Comprei uma panela de pressão
Só pra ver se eu cozinho mais depressa..."
(cantando fica mais legal que lendo, sinta o trocadilho!)

Advertência: se você é do tipo "newba total", cuidado! A panela de pressão pode ser muito perigosa pra você. Neste caso, é melhor pedir ajuda pra mamãe. Graves acidentes também podem acontecer se a válvula da sua panela estiver entupida, pois aí a pressão lá dentro vai ficando cada vez maior, os gases não vão ter como escapar e... BUMMMM! Sim, vai rolar uma explosão, a tampa vai pelos ares e você pode se machucar de verdade.

Tirando essa parte trágica, se tudo der certo, você agora pode estar saboreando o seu doce de leite (cuja lata só deve ser aberta depois de fria (você pode colocar debaixo da torneira). Ah, só abra a panela também depois de fria!

Bom apetite

Qualquer dia desses eu mando mais "receitas do Tio Fred".

Beijo

2 comentários:

  1. fred eu adoro suas experiencias e sinto sua falta

    ASS:o cara q te encontrava no portão todo dia durante o recreio ano passsado

    ResponderExcluir
  2. Pequeno grande Mr. Colicigno! Quanto tempo...

    Legal saber que você continua acompanhando o blog! Já tentou fazer o doce de leite termodinâmico em casa? Cuidado que panela de pressão pode ser uma bomba nas mãos de pessoas erradas... rs!

    Abração

    ResponderExcluir