sexta-feira, 20 de maio de 2011

O doce de leite e a Termodinâmica - parte II

Como eu sou um professor do tipo que "mata a cobra e mostra o pau" (no bom sentido, é claro), meus alunos e eu realizamos a "experiência culinária" do doce de leite na panela de pressão. Foi tudo muito divertido e os alunos puderam, mais uma vez, vivenciar na prática aquele conteúdo que estava lá "estático" em suas apostilas. É incrível como uma aula prática traz vida ao ensino/aprendizagem!

É claro que nem tudo são flores. Eu descolei uma panela de pressão gigante e um fogão industrial pra usarmos no laboratório, afinal, eram mais de 30 alunos na sala e eu pedi pra cada grupo de cinco alunos trazerem uma lata. Pra cozinharmos todas de uma vez sem problemas, precisávamos de uma fonte térmica bem potente (daí o fogão industrial) e um recipiente bem grande (a panela de pressão profissa). Advinha quantas latas os "anjinhos" trouxeram? UMA! Isso mesmo: uma lata. Resultado: cozinhamos UMA mísera lata de leite condensado dentro de uma panela de pressão de quinze litros!

Veja como eles foram "econômicos"


Tudo bem, o importante é ter saúde...

Brincadeiras à parte, costumo dizer que em aulas como essas, os alunos acabam usando os cinco sentidos: veem a aula, ouvem a aula, sentem o cheiro da aula, tocam a aula e comem a aula. Facilita ou não o aprendizado?

Resumo da panela

Porque aumenta a pressão lá dentro = choque das moléculas de água agitadas no estado de vapor com as paredes da panela. Maior temperatura, maior agitação, mais choques.

Porque o alimento cozinha mais rápido = a temperatura de ebuilição da água é maior do que 100º Celsius no interior da panela de pressão. Temperatura maior, cozimento mais rápido.

Porque isso acontece = o aumento da pressão faz com que as moléculas de água que ainda estão no estado líquido sejam "forçadas" a continuar assim. É por isso que necessitam de uma quantidade de energia ainda maior para mudar de estado.

Por que a panela não explode = a válvula na tampa vai liberando pouco a pouco o vapor d'água. Se não fosse assim, a panela viraria uma bomba. Graves acidentes podem acontecer numa cozinha. Cuidado!

Isso aí na minha mão é a tampa da válvula
Beijo 

2 comentários:

  1. As aulas práticas são sempre as mais legais. Depois fica muito mais fácil de lembrar o conteúdo.
    Continue assim Fledelico.
    Beijos

    ResponderExcluir