quarta-feira, 1 de junho de 2011

Foguete de canudinho

Quem aí sabe como divertir uma sala de primeiro ano de Ensino Médio numa aula de Física?

Uma das formas é pedir pros caras fazerem um foguetinho de canudinho. Eles se divertiram muito nessa aula! Voltaram à infância!

Eu, particularmente, acho isso muito importante. Não é porque os estudantes estão crescidinhos que o aprendizado tem que deixar de ser divertido. Veja as crianças do Ensino Infantil, elas adoram ir à escola! Por que? Porque a escola é divertida quando eles estão nessa fase. As professoras são criativas e, pras crianças, aprender é algo natural, não é forçado. É um processo espontâneo! O universo adora processos espontâneos!


Qualquer semelhança com o Chaves é mera coincidência

Mariana fazendo pose de estudiosa

Enfim, nesta atividade (que foi originalmente proposta pela equipe que organiza a Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA), meus jovens alunos puderam vivenciar e experimentar em um projeto as leis básicas do movimento: ação e reação, inércia, proporcionalidade entre força e aceleração... Isso sem contar a parte da cinemática: lançamento vertical e oblíquo, queda livre...

Resumindo, nos divertimos e aprendemos muito. É assim que deve ser!

Beijo

5 comentários:

  1. Olha o Professor Fredirico , nao nos filmou por sermos feio ;/ e ele odeia agente
    mas os cara da viverde se filma :P dexa voce fred

    ResponderExcluir
  2. Ow, bonitão, só pra constar, se você não sabe, tem vocês no vídeo da aula de baixo!

    ResponderExcluir
  3. PARABENS Fred!!!!!! muitos anos de vida pra você, tudo de bom e coisas do tipo que todo mundo sempre fala :DDDDDD

    Beijos, NE!!!!!

    ResponderExcluir
  4. http://www.naopoderir.xpg.com.br/a-desculpa-mais-usada-no-mundo/
    eu vi isso e lembrei de um professor de fisica q eu tenho... pq sera?! ushuahsuahushaushaush
    bju

    ResponderExcluir
  5. Anitinha e eu choramos de rir, Ne!!

    Beijo

    ResponderExcluir