terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Física do funk e do Aerosmith

"Em algum lugar do espaço-tempo, perto dali, um professor de Física usa a Música para despertar o interesse de seus queridos alunos pela Física..."

Essa aula é sempre muito divertida
Ninguém resiste à Física e Música
Não dá negar que a Física está por todo lado. No caso da Música então... ela está tanto no "Funk da Bundinha" (que eles insistem em ouvir sem o bendito fone!), quanto na mais bela canção do Aerosmith (como Dream on, que tive o prazer de ouvir ao vivo no último domingo).

Pra produzir um som musical, basta colocá-lo dentro de um contexto. Neste caso, uma simples batucada pode fazer toda a diferença. No caso dos instrumentos de corda, os famosos cordofones, basta que tenhamos uma corda tensionada (a tensão pode variar conforme o som que se deseja produzir) e uma caixa de ressonância. Um violão é um exemplo disso:
O corpo do violão é o amplificador do som
Você pode construir um cordofone em casa e explorar as várias possibilidades sonoras que ele oferece. Você só precisa de uma caixa de isopor, madeira, ou mesmo plástico, pra funcionar como "corpo" do seu instrumento, e de cordas que podem ser amarradas em torno da caixa. Um material que dá um som muito legal é "tripa de mico" (que eles usam pra apertar o nosso braço na hora de tirar sangue), mas também dá pra usar bexigas fininhas de escultura, ou até elásticos de dinheiro.

O som produzido vai depender do quanto você vai deixar a corda menos tensa (mais grave) ou mais tensa (mais agudo).

Divirta-se!

Beijo

Fred

2 comentários:

  1. ai Fred, essa aula foi mto legal... até hoje vc nao mostrou aquela musica que a gente "fez" neh?!

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Tem razão, Ne, estou devendo a mixagem do som de vocês...

    Xá comigo!

    Beijo

    ResponderExcluir