quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O "canudão" do carnaval (Física de bar - parte I)

Esse ano fui passar o carnaval com os amigos em Minas Gerais. Em Delfim Moreira, mais precisamente. Cidade de mulheres muito bonitas e caras muito parceiros. De verdade.

Estava eu conversando em um bar local e, digamos assim, "fazendo graça", ou "tentando impressionar" os meus novos amigos com algumas "lendas da Física". Disse a eles que um canudo (desses de refrigerante) não poderia ter mais do que cerca de um metro, já que os nossos pulmões não conseguiriam causar a diferença de pressão suficiente para tirar o ar de dentro do canudo para o líquido subir empurrado pela pressão da atmosfera. Pra falar a verdade, só o fato do líquido subir empurrado pelo ar de fora, e não "puxado pela boca" já os deixou impressionados. Viva a Física!

Mas não é que uma das meninas levou a história a sério e, enquanto me distraí, foi juntando os canudos, colocou-os dentro de um copo no chão (sim, ficou maior que um metro) e conseguiu fazer o líquido subir!?

Pois é, fiquei impressionado. Pelo sim, pelo não, vou repetir a experiência e pesquisar sobre a diferença de pressão que conseguimos causar com os pulmões (já li que pode ser cerca de 10.000 Pa). De qualquer forma, não deixa de ser uma boa história. Contudo, com um canudão como o da foto aí não deve dar.
Vai uma aguinha poluída aí?


Alguém se habilita?




2 comentários:

  1. AI FRRRED, que saudades das suas aulas e das sua piadas "engraçadissimas" (brincadeira, elas eram engraçadas sim..ou nao) hahaha

    Já que estou aqui, queria te agradecer do fundo do meu coraçaozinho pelas ótimas aulas (tanto práticas como teóricas) que vc me deu.
    Na facul to me dando super bem com a matéria e o pessoal ja ta tudo perdido... hehehe

    Eu espero que você continue desse jeitinho, sendo esse ótimo professor, sempre de bom-humor, apesar de estar sempre com sono. E essa divertidissima pessoa, agora casada, que eu conheci e admiro muito.

    Sinto muito a sua falta Frederico :D
    Beijos Ne!

    ResponderExcluir
  2. Ê, Nê... Saudades de você também. Uma aluna como você, super a fim de aprender, facilita muito o trabalho do professor. Nossa batalha é diária. Muitas vezes não é fácil convencer os carinhas de que aprender é bom e fundamental. A bem da verdade, meu trabalho consiste muito mais em arrumar subsídios pra convencer os estudantes da importância do aprendizado e do conhecimento.

    Tenho certeza que você vai longe, menina! E estarei sempre por aqui para o que precisar.

    Obrigado pelos elogios.

    Beijo

    ResponderExcluir