quarta-feira, 28 de março de 2012

Três passos para as leis de Newton (ande, bebê, ande!)

Primeiro você precisa saber que as forças são as causas das alterações de movimento. Sem elas nenhum movimento do Universo se alteraria. Depois você só precisa imaginar que vai ensinar um extra-terrestre a andar na Terra.
Esse cara vai dar trabalho

Passo 1:

Se ele tiver pés, peça pra ele usar um deles pra empurrar o chão pra trás. O que vai acontecer? O corpo do ET "misteriosamente" é empurrado pra frente. Por que? Ação e reação, queridão! As forças existem aos pares. Sempre que um corpo A empurrar (ou puxar) um corpo B, o corpo A será empurrado (ou puxado) no sentido contrário. Você já entendeu a terceira lei de Newton. AÇÃO E REAÇÃO.

Passo 2:

Depois que o corpo do ET se inclinou pra frente, peça pra ele colocar o outro pé (não o que empurrou o chão) na frente do pé que empurrou o chão e repetir a sequência do passo 1. Pronto, seu querido aluno alienígena já estará andando! Agora peça pra ele parar de empurrar o chão e ficar parado. Quantas forças agem agora sobre o corpo do ET? Diga que o planeta Terra o puxa pra baixo e o chão o empurra pra cima. Essas duas forças "empatam" e se anulam. É como se não existisse força nenhuma! Segundo Sir Isaac Newton, quando não existem forças o movimento não se altera. É aquela "teimosia dos corpos em manter o seu estado de movimento". Você entendeu a INÉRCIA (vulgo primeira lei de Newton).

Passo 3:

Se o seu amigo ET for gordinho, terá mais inércia (ou seja, será mais difícil alterar o estado de movimento dele). Se ele for magrinho, o contrário. Quanto mais massa, mais força é preciso fazer para alterar o movimento (a alteração de movimento pode ser chamada de aceleração). Viva a segunda lei de Newton!

Fr = m x a

Viu só? Você levou muito menos tempo pra aprender as leis de Newton do que pra aprender a andar. Andar é muito mais difícil! Já parou pra pensar que um ser humano leva uns dois anos pra conseguir andar direitinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário