quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dicas para a Fuvest, Unicamp e outras provas

Passar no vestibular é só o começo...

Não posso deixar de dizer que para se dar bem em qualquer prova, ser um bom leitor é fundamental. E ser um bom leitor significa saber ler nas linhas e nas entrelinhas. O bom leitor identifica informações úteis onde parece que elas não existem. Ter desenvolvido essa habilidade é de suma importância, não só pras provas, mas pra sua vida também.


Se você não for um bom leitor, pode precisar de placas assim

No que se refere às Ciências da Natureza, mais especificamente, você precisa tem claro na sua cabeça o que é ciência, como ela trabalha e como ela se desenvolveu como construção humana. Desde os primeiros observadores e intérpretes do mundo (os filósofos da natureza), algumas coisas mudaram e outras não.

Por exemplo, apesar de todo o avanço tecnológico, a ciência continua se baseando em observações. Curiosidade, necessidade, observação, interpretação, avanço; são palavras que você pode associar ao trabalho científico. Hoje o homem  consegue simular situações e acontecimentos que já aconteceram ou que podem estar pra acontecer, o que pras previsões e investigações da Ciência pode ser muito útil.

Outra coisa que avançou foi a modelagem matemática. No que se refere às suas habilidades de leitura, entra aí também o "matematiquês", idioma que você deve ter um relativo domínio pra poder interpretar as questões das áreas de Ciências. Vale ressaltar aqui que a Matemática, pra Física, é como o Português (ou qualquer língua): uma simples ferramenta. Alô, professores: Matemática é ferramenta e só... rá-rá-rá! E a Química? Uma grande "regra de três"! Rá-rá-rá! É como eu digo pros meus alunos: aprenda a fazer "regra de três" e resolva 50% dos problemas da sua vida e 90% dos problemas da Química... rá-rá-rá!

Brincadeiras à parte, antes que eu seja linchado pelos professores de Matemática e de Química (que é uma sub-área da Física... rá-rá-rá... de novo, eu não resisto!), vou deixar aqui uma dica mais específica pra fazer as questões que envolvem a nossa tão amada disciplina. Em letras garrafais, como diria minha professora de Gramática, Cristina Zappa (que Deus a tenha!): PRESTE ATENÇÃO NAS UNIDADES DE MEDIDA, CABEÇÃO!

Na maior parte das vezes, você não precisa saber as fórmulas, basta prestar atenção nas unidades. Por exemplo, se você não se lembrar como se calcula o momento de uma força. O que fazer?


Calma, calma, não precisa ficar assim...

a) chorar
b) colar
c) deixar pra próxima
d) ver que a fórmula está "nas entrelinhas" da unidade

Se você assinalou "d", acertou! Momento (ou torque) de uma força se mede em newtons por metro (no SI), ou N x m. O que medimos em Newtons? Força. O que medimos em metros? Distância. Neste caso, a "distância" é o "braço" da força, ou a distância da linha de ação da força até o ponto de apoio. Logo, momento = força x distância (braço da força).

Outros exemplos:
velocidade (km/h = quilômetros / hora = distância / tempo)
impulso (N x s = newtons x segundos = força x tempo)
pressão (N/m2 = newtons / metros quadrados = força / área)
intensidade de corrente elétrica (ampere = C/s = coulombs / segundo = carga / tempo)
densidade (g/cm3 = gramas / centímetros cúbicos = massa / volume)


Viu como é fácil?

Esses são só alguns, você pode usar essas relações pras grandezas que quiser! Divirta-se e boas provas!

Beijo

3 comentários:

  1. boas as dicas, espero me dar bem na fuvest daqui uma semana e pouco... esse fim de semana a Cásper me espera e, adivinha só!, não tem Física na prova. Nem química. Mas... bom, tem matemática. Desculpa acabar com toda a sua alegria...
    Enfim, como sempre o blog tá super legal. Mesmo depois de me formar, prometo sempre passar aqui, para aprender mais!
    Beijos, e até quinta-feira.

    ResponderExcluir
  2. e ae Frederico?! Beleza?!
    Eu fiz unicamp esse domingo, daí eu lembrei desse post e eu procurei ver nas entrelinhas... procurei, o que não quer dizer que encontrei hahaha
    mas vlw pela dica fred, pelo menos eu me diverti
    deixa eu perg: oq seria, pra vc, uma boa nota pra qm ta no 2º????
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Valeu, meninas! Vocês são o orgulho do Tio Fred!

    Que bom que gostaram das dicas. Sei que vocês têm um futuro brilhante pela frente!

    Quanto à nota, Carol, é difícil dizer, já que é a primeira vez que a Unicamp trabalha com múltipla escolha.

    Beijos

    ResponderExcluir