sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Enem, nenem! E nem falamos da Física...


Esse é o Enem

Esse é o nenem
Final de semana tenso para meus jovens alunos e para os jovens brasileiros em geral.

Por que tanta tensão? Por que é momento de avaliação. E por que avaliar? Por que é preciso entender. Entender para progredir. Ah, que bom seria se todos os envolvidos (alunos, professores, educadores, ministros, políticos...) entendessem isso de uma vez.

O objetivo principal do Enem é servir como um mecanismo de avaliação para o Ensino Médio. Como estão as nossas propostas? Pra que deve servir o Ensino Médio? Perguntas como essas precisam de instrumentos como o Enem para ser respondidas.

É fato que o Ensino Médio precisa mudar. Muitos o veem como mera transição entre o Ensino Básico e o Superior, outros, o que é muito pior, o veem como mera preparação para "passar no vestibular". Quem vê o Ensino Médio assim corre o risco de se transformar em um "formador de vestibuloides" (no caso das escolas) ou em um vestibuloide propriamente dito (no caso dos alunos), que sabe pouco além de fazer provas e resolver testes.

É claro que o aluno que sai "formado" do Ensino Médio deve saber fazer provas e resolver testes, mas se ele estiver limitado a apenas isso, caminharemos para o fim dos tempos.

Agora o vestibular. Seu fim está próximo, acredito. Por que vestibular? Simplesmente porque existe um maior número de interessados em entrar nas universidades do que o Governo consegue oferecer de vagas. E no caso das universidades públicas, essa relação de interessados/vagas é muito maior.

Nesse caso, o Enem funciona como um substituto do vestibular (pra entrar nas Federais, por exemplo). O que aumenta a tensão. Boa parte dessa culpa eu atribuo a nós professores. Precisamos ainda aprender muito sobre avaliação pra poder trabalhá-la de forma mais coerente e "correta" junto aos alunos. Se os alunos ficam tensos durante uma avaliação, tirando fatores normais de genética, hormônios e tal, é porque nenhum de nós entendeu ainda o processo avaliativo. E essa já é outra história... 

Viu como não sabemos avaliar?

Minhas dicas para os nenens que farão o Enem. Antes de tudo, sejam bons leitores. E isso vale para as duas formas de linguagens que utlizamos: o Português e o "Matematiquês". Saber ler é saber identificar padrões, é saber interpretar dados, é saber o que fazer com as informações. Tabelas, gráficos, textos, equações... Esteja familiarizado com elas. Treino.

Quanto à Física e às Ciências Naturais (que não têm nada de exatas, pelamordedeus!): energia. O mundo gira em torno dela e graças à ela. Todas as "formas de energia" movem a humanidade, o capital, a grana, a bufunfa, o tutu, o dinheiro, a sociedade. As energias estão sempre associadas ao movimento, mesmo que não diretamente, como no caso da cinética, mas também no caso da potencial (energia guardada), que no fim vão se transformar em movimento. As ciências desenvolveram diversos mecanismos pra fazer com que o homem aproveite as diversas formas de energia disponíveis naturalmente: solar, nuclear, eólica, cinética, mecânica, química, elétrica... Conheça bem o tema. Leia os jornais, as revistas, os sites, os blogs. Veja como as notícias, invariavelmente, falam sobre energia.


A chave do sucesso

E por último, se você perder a concentração, descontraia. Leve pra comer um pacote de biscoitos de polvilho bem crocante. Abra o pacote no meio da prova. Mastigue calmamente (mas com vontade) os seus biscoitos. Os seus movimentos faciais e o som, em decorrência da crocância, têm uma grande chance de proporcionar a você uma dose extra de concentração. Café e refrigerantes "de cola" também podem ter esse poder.

E se você ficar muito tenso, pense no seguinte: "vestibular é que nem carnaval: todo ano tem e um dia você vai ter que passar".

Boa prova a todos.


Beijo 





Um comentário:

  1. gostei do post, Fred!
    Eu sou meio contra esse novo ENEM e toda a importância que estão dando à ele.
    Enfim, vou prestar 'por prestar', já que nem vou usar essa nota...
    Bom, boa sorte para todos!

    ResponderExcluir