quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Enem parte II - E nem falamos das trapalhadas do governo...

Isso é uma vergonha (como diria Boris Casoy, o filósofo)! Não adianta virem me dizer que dentre milhões de provas, apenas alguns milhares tinham problemas de impressão e que apenas alguns alunos foram prejudicados.

Ninguém aqui é sensacionalista, não me chamo Fred "Datena"!

A troca dos cabeçalhos do cartão de respostas da prova de sábado, por exemplo. Isso não aconteceria nem em uma escola de Ensino Fundamental I (como todo respeito a elas)! O que quero dizer é que a coisa é tão grave que chega a não parecer um simples "erro". Teorias da conspiração à parte (do tipo "o homem não pisou na Lua), podemos dizer que existe um imenso jogo de interesses por trás do Exame Nacional do Ensino Médio.

Se o Enem "der certo" como ferramenta de acesso ao Ensino Superior público, por exemplo, a "indústria do vestibular" vai deixar de faturar horrores com ele. Encaixam-se aí os que preparam os vestibulares e os que preparam os estudantes para os vestibulares. É claro que podem surgir por aí (e já estão surgindo) cursinhos especializados em "preparar para o Enem".
Olha aí o Enem...

... sendo engolido por um buraco negro
Acontece que se o Enem "der certo" como ferramenta de análise do papel do Ensino Médio na vida dos jovens e, consequetemente, na formação da sociedade, nossos estudantes não precisarão ser mais "preparados" para fazer o Exame, pois eles já estariam sendo preparados ao longo de todo um Ensino Médio que funciona. Entendeu como  o buraco-negro (será que é assim que se escreve depois do novo acordo?) pode ser muito mais embaixo? Buracos-negros são assim mesmo, nem a luz escapa...

Como diriam musicalmente os Mutantes: "Sabotagem...".
Beijo

4 comentários:

  1. Fred, vc conhece o José Simão??? Então, ele fez uma postagem sobre o enem que ta nesse link: http://sergyovitro.blogspot.com/2010/11/jose-simao-enem-eu-nao-estudo-mais.html
    eu acho que vc vai gostar. Se vc gostar entra no site dele: http://www2.uol.com.br/josesimao/
    Bjus carol :DDDDDDD

    ResponderExcluir
  2. Pois é Professor Fred, mais um "causo" de incompetência de nossas instituições. Como mãe, cidadã, blogueira, arteira (também não necessariamente nessa ordem, hehehe) manifestei meu desabafo sobre a bagunça do Enem lá no meu bloguinho. Se puder dar um olhada, será um prazer receber seu acesso. Para deixar minha singela contribuição: segundo o novo acordo ortográfico, o hífen do buraco negro já era!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olha só que beleza, família Palamim participando em peso! Obrigado pelo toque da grafia, Márcia. Obrigado também pelo acesso!

    Pobres dos nossos jovens que estão na dependência desse resultado. Será que viveremos o dia em que não vai faltar acesso à Educação em nenhum nível de ensino?

    Vou fazer uma visita no seu blog.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Duvido que vc vai visitar o blog dela, vc Frederico é só conversa afiada... suhauhsua mentira :P
    Viu Fred, o mundo nao conspira a seu favor.... eu acho que sexta nao vai dar pra eu ir no negocio da Vanguarda, msm que fosse hj quase ngm ia!!! Não dá pra vc conversar com eles e ver se nao pode ser em uma quarta ou quinta (que tem plantão)???
    Bjus Fred

    ResponderExcluir