segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

É muita pressão!?

É comum as pessoas fazerem alguma confusão sobre o uso de alguns conceitos e unidades de medida da Física no dia-a-dia. Por exemplo:

Na academia: "Meu peso é de 70 quilos. Preciso ganhar massa."

No posto de gasolina: "Amigo, coloque 30 libras no pneu de trás do carro, por favor"

Na farmácia: "Dá pra você tirar a minha pressão? Não estou me sentido muito bem..."

Se você já estudou pelo menos um pouquinho de Física, deve ter condições de julgar as situações acima. Tudo bem que ninguém precisa sair por aí falando "a minha massa é de 67 quilogramas", mas é que o pobre professor se mata pra trabalhar os conceitos corretamente na sala de aula, vem o tal do "senso comum" e estraga tudo...

Hoje, entre outras, dei uma aula sobre pressão e pressão hidrostática. Levei os alunos até o Trovão Azul e pedi pra eles, em uma análise preliminar, relacionarem alguma parte do carro com os conceitos que estávamos estudando. Logo eles começaram a falar sobre os pneus, sobre as forças que o carro faz no solo e por aí vai. Aí eu perguntei: "Alguém aí sabe o que significam as '30 libras' que o povo coloca no pneu?". Todos sabiam que tinha alguma coisa a ver com pressão, mas...

Na verdade, como a maioria dos equipamentos de calibragem de pneus nos postos é importado (ou era no início), a pressão vem expressa em unidades comuns nos EUA. Ao invés do bom e velho N/m2 (que é a o SI, Newtons por metro quadrado), ela vem escrita em psi (sigla do inglês: pound force per square inch), que significa "libras-força por polegada quadrada".

No caso da confusão mais comum, trocar massa por peso, tudo bem. Se você for nerd o bastante pra responder "700 Newtons" quando perguntarem o seu peso, vá em frente. Saiba somente que nunca deve se perguntar o peso (ou a massa) de uma dama, seja ao menos um cavalheiro.

Agora cuidado quando você for à farmácia ou ao hospital e ouvir da enfermeira que ela vai "tirar" a sua pressão. Ela pode estar querendo te matar! Por que não simplesmente falar "medir" ou melhor ainda "auscultar" a sua pressão arterial? Muito mais chique! Os famosos "doze por oito" ou "onze por sete" significam 12 cmHg por 8 cmHg (centímetros de mercúrio, uma outra unidade de medida de pressão). Pra saber melhor o que elas significam, pergunte para a professora de Biologia mais perto de você. Mas já adianto que se referem à sístole e à diástole do seu jovem coraçãozinho...

Jé pensou se ela quiser tirar a sua pressão?
Pra não perder a viagem, leia a piadinha:

"Em algum lugar do espaço-tempo, os grandes cientistas brincavam de esconde-esconde. Era a vez de Einstein procurar. Todos se esconderam rápido, mas Newton bobeou e acabou ficando sem lugar para se esconder. Não teve dúvidas, desenhou um quadrado de 1 m x 1m no chão e ficou em cima dele. Assim que Einstein o viu, ele disse: '1,2, 3 Newton! Hahaha, tá com você'. Newton disse: 'Não! Eu não sou Newton, sou Pascal!'. Como assim, perguntou Einstein, eu tô te vendo. 'Não. Está vendo que estou em cima deste quadrado? Pois é, 1 Pascal = 1 Newton por metro quadrado...'."

Beijo

2 comentários:

  1. NOOOOSSA, que piada engracada (Y)!!! :P

    Mas entao Fred, eu preciso saber se vc lembra oq vc tava fazendo em 11 de setembro de 2001 (torres gemeas), pra uma licao de historia (so que vc nao pode responder isso pra mais ngm da minha sala ta?!, dps eu te explico)

    Bjus ate quinta :D

    ResponderExcluir
  2. Ê, Caroline, sempre dando trabalho...

    Em 2001 o jovem Fred estava no terceiro ano de Engenharia na magnífica UFSCar que, como toda universidade pública, estava em greve! Ou seja, eu vi tudo "ao vivo" pelo telejornal direto da casa da minha mamãe aqui em Bragança.

    Beijo

    ResponderExcluir