segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Forçômetro?! Dinamômetro?! Como medir forças?

Se você precisa medir tempo você usa um... "relógio!", é o que sempre me responde o Joãozinho...

Tá, vamos começar de novo...

Se você precisa medir tempo você usa um cronômetro.

Se você precisa medir temperatura você usa um termômetro.

Se você precisa medir pressão você usa um barômetro.

Se você precisa medir força você usa um forçômetro?! NÃOOOO! Você usa um dinamômetro!

Dyna, do grego, é um prefixo que quer dizer força. Mômetro, metro, vem de medir, medida. Junte os dois e você tem um dinamômetro, que nada mais é do que um aparelho usado pra medir forças.

Na nossa língua portuguesa muitas palavras são assim, vêm da justaposição de radicais, prefixos e sufixos gregos, latinos, enfim... Como meu nome não é Pasquale Cipro Neto, voltemos à Física...

Não é que em um laboratório de Física, em algum lugar do espaço-tempo, perto dali, estávamos estudando Dinâmica (área da Física que estuda o que? FORÇAS!) e meus queridos aluninhos montaram um dinamômetro!

Veja como eles trabalham direitinho
Você quer brincar de medir forças também? Então anote a receita:

Você vai precisar de:

1 mola helicoidal pequena (tá, parece meio complicado. Você pode simplesmente descolar um resistor de chuveiro Lorenzetti)
2 parafusos em forma de gancho
1 rolha
2 pedaço de madeira de pequena espessura (pode ter algo em torno de uns 30 x 5 cm)
Um rolo de fita adesiva transparente
Coisas de massas conhecidas (100 g, 200g, 300 g, 400 g, 500 g... até 1 kg)
Canetas coloridas para decorar (e para desenhar a sua escala)

A mola vai ser a "alma" do seu dinamômetro. Se você não conseguir uma, um elástico de dinheiro pode quebrar o galho, mas não é a mesma coisa. Da forma que você achar melhor, fixe a rolha na parte de cima da madeira, a mola na rolha, um dos ganchos na rolha e um dos ganchos na parte e baixo da mola. Se tudo der certo, você deve estar com uma coisa montada que tem mais ou menos a cara da foto a seguir:

Sei que é difícil, com um professor e alunas tão bonitas, mas preste atenção no dinamômetro
Com a mola na posição de equilíbrio, do jeito que está (nem esticada, nem comprimida), marque o zero da sua escala. A seguir, pendure as massas de 100 g, de 200 g, de 300 g... A cada pendurada, faça uma marca na madeira e escreva ao lado: 1 N, 2 N, 3 N... até 10 N, quando você deve ter pendurado uma massa de 1 kg. Pronto! Você tem um dinamômetro que pode medir forças até 10 N. Ao lado da escala em Newtons, você pode fazer uma em gramas-força. Basta escrever 100 gf, 200 gf, 300 gf...

Divirta-se medindo forças por aí! Como chegamos até essa escala? Pergunte para o professor de Física mais perto de você!

P.S. A menina da direita estudou bastante Física, a da esquerda, não (ou vice-versa). Cuidado!
Beijo

2 comentários: