terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O cinema e a Física

Hoje dei uma folga pro Trovão Azul. Eu saí pra dar aulas e ele ficou quietinho na garagem...

Tá, na verdade a bateria dele descarregou. Não sei porque. Ela é nova, mas deve ter alguma coisa "roubando carga", pode ser o alarme que às vezes dispara sem motivo. Também o fusca sempre tem uma frestinha por onde entra ar, não é bem vedado como os carros mais modernos. Daí já viu, quando venta muito o alarme dispara. Enfim...

Gosto muito de filmes. Hoje um aluno me perguntou o que eu estava achando do Big Brother e se espatou quando eu disse que não assisto. Na verdade, ainda não sei porque, tentei assistir ao último meio que fazendo uma "experiência antropológica". Não curti, não aprendi nada. TV pra mim só pra ver jogo do curíntia e alguns filmes.

Voltando às películas, hoje à tarde dei uma rápida zapeada e vi que estava passando "O núcleo - missão ao centro da Terra" no TNT. Adoro esse filme! Sempre uso um trecho pra trabalhar alguns assuntos nas aulas. O enredo é cientificamente muito bem embasado. Trata-se de um hipotético (porém plausível) colapso natural envovendo o campo eletromagnético do nosso planeta que, entre outras coisas, é responsável pelos pólos magnéticos e por nos proteger de diversos tipos de radiações cósmicas que poderiam ser letais pra nós. A origem desse campo está na movimentação dos metais fundidos (eu disse fundidos, não outra coisa) que compõe o núcleo externo da Terra que, misteriosamente, parou de girar. Pra consertar as coisas, uma "força tarefa" vai até lá tentar fazer com que o núcleo do planeta "pegue no tranco".


O protagonista é um professor de Física bonitão... qualquer semelhança não é mera coincidência
Assistir a esse filme pode te dar subsídios pra discutir unidades de medida, vetores, eletrodinâmica, magnetismo, radioatividade... Isso só pra citar alguns assuntos.
É legal assistir não só a filmes de ficção (como também a outros gêneros) com esse visão "de físico". Alguns filmes clássicos, como o Superman, por exemplo, desrespeitam as leis básicas da Física, como a conservação da quantidade de movimento. Outros, como Guerra Nas Estrelas, dão efeitos sonoros às explosões que acontecem no espaço, onde o som não deve se propagar devido ao que podemos chamar de ausência de meio material. Aliás, 2001 - Uma Odisseia No Espaço (do Kubrick) é o único filme que respeita esse princípio.

Esse filme é de 1968!

Fica aqui a dica do Tio Fred pra você que se interessa por ciência (ou não): os filmes, as canções e as artes em geral podem ser pontes muito interessante entre você e o pensamento científico. Pense nisso!

Mais dicas de filmes nos próximos capítulos da Física na sua vida.

Beijo

4 comentários:

  1. Adoro filmes de ficção *-*
    E, convenhamos, Star Wars seria MUITO sem graça se os lasers não fizessem barulho, vai. Pensa só. A maior guerra intergalática ocorrendo, e a cena totalmente silenciosa. Vai, eles têm licença cinematográfica (como poetas tem licença poética para 'errar' no português, pergunta pra Graça sobre 'Catar feijão'...).
    Enfim, e Star Trek, desafia alguma Lei da física?
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Concordo. As "viagens científicas" podem ser comparadas às licenças poéticas. Aliás, bela comparação, Gabi!

    Mas é legal assistir aos filmes pensando nisso, com "olhos de físico".

    ResponderExcluir
  3. Frederico, vim aqui encher o saco ...
    só queria parabeniza-lo pela palestra que vc vai fazer sobre o "fisica no fusca" para o negocio da pueri domus!!!!
    Eu fiquei feliz de verdade por vc!!!
    Entao qndo vc aparecer no fantastico, lembre-se: a Carol ficou mto feliz por vc!!!! shauhsuhausa brincadeira Fred
    Parabens, boa sorte na palestra, bjus
    Carol

    ResponderExcluir
  4. ja viu como vc da aula fred??? clica ae: http://www.youtube.com/watch?v=ORiOTNn9jDo:DDDDD
    foi a Jade que fez ;)

    ResponderExcluir