terça-feira, 15 de março de 2011

MU, MUV, Hot Wheels e Galileu

Em algum lugar do espaço tempo, perto dali, um professor de Física tentava deixar uma aula sobre tipos de movimento (os velhos MU e MUV) um pouco mais interessante...

A aula desse vídeo foi dada o ano passado, a edição foi feita por uma ex-aluna minha chamada Brenda (beijo pra ela!). Ocorre que hoje dei uma aula parecida com essa, usei a minha pistinha " Hot Wheels cover" e tudo mais. Sempre me impressiono como os alunos se divertem, se aplicam e aprendem (não necessariamente nessa ordem) numa aula dessas! Enquanto eles quebram a cabeça pra montar a pista, pra fazer o carrinho andar direitinho, pra conseguir fazê-lo dar o looping, vejo futuros engenheiros, arquitetos, projetistas e, melhor, vejo pessoas criativas e felizes! É como diria uma outra professora de Física amiga minha: "Quem sabe Física é mais feliz"!

E diz a lenda que ninguém menos que Galileu Galilei fez uma coisa parecida quando estudava e investigava as causas e as consequências da queda dos corpos. Tá certo, ainda não existia o Hot Wheels, o que fez com que ele usasse coisas menos legais como esferas metálicas e um plano inclinado... Mas graças a ideias como essas, ainda hoje, falamos dele quando estudamos as "leis do movimento".

Olha ele aí!
E tenho "o Dito"!

Beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário