segunda-feira, 28 de março de 2011

Resistores eu estudo aqui!

Continuando com a série "musiquinhas pra memorizar", dessa vez eu pedi ajuda para o meu amigo Roberto Carlos. Quem não conhece a bela "Jesus Cristo" do Rei?

Tenho conversado bastante com meus colegas professores e com meus alunos perguntando-lhes a opinião a respeito de usar músicas no estudo de determinado conteúdo. As opiniões são muito variadas. Eu mesmo, confesso, ainda não tenho uma opinião plenamente formada a respeito. Penso que o problema é quando o aluno pensa que basta "decorar" a letra da música e tudo bem. Dessa forma, ele pode achar que é preciso decorar fórmulas e conceitos para "se dar bem" na Física.

Por outro lado, os alunos se divertem muito com as paródias! E na minha opinião, é muito importante que a construção do conhecimento seja divertida. Se os conceitos forem bem trabalhados durante as aulas, uma musiquinha pode ajudar a "firmar" as ideias na cabeça. Quem sabe engajar os alunos na composição das paródias, depois de terem estudado um assunto, não seja uma via para eles sedmentarem melhor as ideias?

Enfim, para ajudar a formar a minha e a sua opinião sobre isso tudo, segue a minha versão de Jesus Cristo, intitulada "Jesus Cristo e os resistores":

Jesus Cristo e os resistores
(Música: Roberto Carlos. Letra: Prof. Fred Zenorini)

Harmonia: (Em        G         Bm      Am)

Resistores, resistores
Resistores eu estudo aqui

Resistores, resistores
Resistores U é R vezes i

Olho pro fio e vejo uma nuvem de elétrons que vai passando
É a corrente elétrica que os resistores vão dificultando

Conto com a tensão pra manter as cargas em movimento
Divido pela corrente e a resistência eu obtenho

Resistores, resistores
Resistores eu estudo aqui

Resistores, resistores
Resistores U é R vezes i
Se o resistor é ôhmico a resistência é sempre igual
Ela depende do comprimento, de sua área e do material

U é R vezes i que “não resiste à rola” eu não vou repetir
George Ohm que inventou a história não brigue comigo eu não tô mais aqui!

Resistores, resistores
Resistores eu estudo aqui

Resistores, resistores
Resistores U é R vezes i

4 comentários:

  1. auhsuahsuahushaus Frederico, vc devia fazer um blog paralelo a esse pra colocar essas musicas!!! :P
    Ja que vc ta tão inspirado pra adaptar as letras das musica, vc podia fazer uma paródia de uma musica do AC/DC ne?! :DDDD

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Essa tarefa eu vou deixar pra vocês, Carolzinha...

    Me aguarde na quinta...

    ResponderExcluir
  3. ahh nao fred, sexta tem provão, lembra?! suahhauhsua
    Por falar em provão, vai cair eletricidade? ou só ondas sonoras?

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Cai eletricidade, mas pouco. Campo e força elétrica.

    Avise o povo!

    ResponderExcluir