terça-feira, 1 de março de 2011

Cuidado com o trio elétrico eletrizado

Uma catástrofe abalou o Sul de Minas no último final de semana. O que era pra ser só uma festa de carnaval antecipado na cidade de Bandeira do Sul (perto de Poços de Caldas), acabou em uma tragédia que matou 15 pessoas e deixou outras 50 feridas. Por que estou falando de uma tragédia dessas num blog de Física? Virei o "Fred Datena"? Não. Acontece que a tragédia teve causas eletrostáticas e eletrodinâmicas.

Alguém atirou uma espécie de "serpentina metálica" para o alto. As imagens que encontrei não mostram quem jogou, mas o fato é que coisas metálicas que podem ser jogadas para o alto não combinam com carnaval de rua.

Primeiro porque os metais são bons condutores de energia (tanto térmica quanto elétrica). Aliás, por que os metais são bons condutores energéticos? A resposta passa pela maior liberdade de movimento que os elétrons têm na estrutura de um objeto metálico, e quanto maior a liberdade de movimento dessas bolinhas de energia, maior a condutividade.

Segundo porque os fios que transportam a nossa energia elétrica pelas ruas estam submetidos a uma tensão da ordem dos 10 mil volts. É muita tensão! Uma tensão dessas parte de um campo elétrico que não há isolante (mau condutor, tipo uma borracha) que segure. É muito perigoso!

Para o azar dos foliões, a serpentina que foi jogada pro alto gerou um curto-circuito (quando ocorre uma grande descarga elétrica num corpo de resistência elétrica baixa) e fez com que um fio de alta tensão tocasse o trio elétrico que estava logo abaixo. Toda aquela sonzeira, metaleira, aquaceira geraram um terreno fértil pra que uma violenta descarga elétrica passasse não só pelo trio, mas por todo mundo que estivesse nas redondezas. É como se as pessoas no trio elétrico tivessem feito um grande fio-terra (com o perdão do trocadilho).

O fio solto do acidente

Pra você entender melhor o fio-terra e os pararraios
O efeito de um choque elétrico no nosso organismo pode ser fatal. Tudo no nosso corpo é movido a corrente elétrica. O bater do seu coração, a leitura desse texto, a decisão de fechar uma mão pra pegar uma caneta, tudo isso envolve um sinal elétrico, um impulso elétrico entre o nosso sistema nervoso e o resto do corpo. Imagine a confusão que uma descarga elétrica violenta e inesperada pode fazer com o seu corpinho?

Pois é, queridos. Quando se fala em eletricidade, todo o cuidado é pouco. A mesma energia que faz a nossa vida ficar tão mais confortável, pode nos matar. Nesse carnaval, se cuide. Nada de beber demais, de sexo sem camisinha e de ficar por perto de trios elétricos eletrizados.

Beijo

2 comentários:

  1. Fred, vi essa tirinha e lembrei de vc...pq sera?!
    http://www.naopoderir.xpg.com.br/papo-nerd-22-stand-up/ suhauhsuahusahsua

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. A pergunta é: a sua cara ficou igual à da Penny?

    hahahahaha...

    Beijo

    ResponderExcluir