terça-feira, 20 de setembro de 2011

Esportes, transportes e leis de Newton

Penso que uma forma bastante interessante de fazer meus alunos se interessarem em aprender mais é propor seminários. Nada muito complicado, basta levantar informações sobre o tema, preparar uma apresentação interessante, seja na forma de slides, ou vídeo, relacionar com o que estamos estudando e compartilhar com os colegas o aprendizado.

Recentemente teve um tema que empolgou bastante os alunos: as relações existentes entre alguns esportes olímpicos (que cada grupo pôde escolher) e determinados meios de transporte (de carrinhos de bebê a foguetes espaciais) com as famosas leis da Mecânica (de Newton).

Atividades como essa acabam servindo para que os alunos trabalhem diversas habilidades e competências, como a de trabalhar em equipe; estabelecer relações entre os conteúdos estudados e a vida real; comunicação oral e escrita; além de poderem falar sobre temas que eles costumam gostar bastante e já ter certa proximidade, como o futebol, o basquete, carros, motos etc.

Alunos que costumam passar boa parte do tempo das aulas expositivas inquietos, costumam surpreender bastante no momento de realizar uma apresentação como essa. Um desses meus alunos, por exemplo, aproveitou que o avô e o tio são velejadores, entrevistou os caras pra levantar informações para o trabalho, construiu uma maquete de um barco à vela e até levou um ventilador para demonstrar como a coisa toda funcionava.
O barquinho, o ventilador e o autor da façanha, o Pedro, à direita
São situações como essas que tornam o árduo trabalho do professor uma tarefa muito gratificante.

É isso.

Beijo


Nenhum comentário:

Postar um comentário