sexta-feira, 16 de setembro de 2011

"Fulano nasceu virado pra Lua..."

Eis que a Física também pode explicar os ditos populares.

Numa dessas aulas, em algum lugar do espaço-tempo, estava eu conversando com os alunos sobre gravidade e gravidez... Estranho, né? Na verdade, não falávamos sobre gravidez, mas sim sobre a influência que a Lua exerce sobre os mais diversos fenômenos na Terra, das marés aos partos. Sim, os partos!

A gravidade está em tudo... tudo que tem massa

Parece meio meta-físico o fato da Lua influenciar no nascimento das pessoas, mas durante a resolução de uma questão, chegamos a interessantes conclusões.

O campo gravitacional dos corpos se deve à suas massas. Quanto mais distante do corpo, menos intenso o campo gravitacional que, na verdade, nunca se anula, mas tende a zero quando a distância do ponto ao corpo que origina o campo tende ao infinito. Enfim...

O campo gravitacional na superfície da Lua é cerca de 1/6 do campo gravitacional na superfície da Terra. Fato. A distância da Lua até a Terra é de cerca de 380.000 quilômetros, o que dá, aproximadamente, 200 raios lunares. Isso significa que a gravidade da Lua, na superfície terrestre, é 40.000 vezes menor do que a gravidade da Lua na superfície da Lua, segundo a Lei da Gravitação Universal de Newton.



Imagine um bebê entre a Lua e a Terra
Se a gente imaginar que um bebê nasce na superfície terrestre, ele nasce influenciado pela interação gravitacional entre ele a Terra. Sim, a Terra puxa o bebê. Se o bebê estiver "virado pra Lua", a Lua vai puxar o bebê, com sua gravidade. Como eu já disse, a gravidade da Lua na superfície da Terra é bem menor, mas não dá pra negar que ela dá uma forcinha pro nascimento da criança!
Este bebê foi tão atraído que grudou na Lua
É isso.

Beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário