quarta-feira, 4 de julho de 2012

A descoberta (ou não) da "partícula de Deus" - será que tudo faz sentido?

Cientistas europeus, com alguma colaboração brasileira, neste momento estão perto das descobertas mais importantes do século XXI: por que as coisas têm massa? Estão em busca do "bóson de Higgs" ou a "partícula de Deus".  

Por que partícula de Deus?

O "bóson de Higgs", teoricamente, explicaria o surgimento da massa nas partículas sub-sub-atômicas. Digo sub-sub porque antes, no início do século XX, consolidou-se a existência dos prótons e nêutrons, que são subatômicos. Depois vieram os quarks, que constituiriam os prótons e nêutrons. Existem ainda outros componentes, como os glúons, por exemplo. 

Porém, segundo a teoria atual, nos primórdios do Universo, a massa "não existia". 

Partículas como o fóton (energia pura, luz por exemplo) praticamente não têm massa, isso dá a elas o "privilégio" de andar na velocidade da luz. Já as partículas "massudas" não poderiam fazer isso, pois, se fizerem, o tempo e o espaço se comportariam de forma diferente do comum, como diz a teoria de Einstein. 

Finalizando, é difícil encontrar e estudar partículas como a "de Deus", por elas serem muito instáveis, terem um tempo de vida muito curto nas condições que temos. Duram na casa dos mili ou micro-segundos.

Info busca bóson de Higgs VALE ESTE (Foto: arte/G1)
fonte: portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário