quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Então é o Fusca que faz a Terra girar!?

Um garoto que tinha acabado de estudar o princípio da Ação e Reação (vulgo terceira lei de Newton) caminha pela rua quando, de repente, avista um Fusca quebrado (certamente não é o Trovão Azul, que é inquebrável!). Ele é chamado para ajudar a empurrar e, educadamente, recusa, dizendo que devido ao pricípio da Ação e Reação, por mais que ele empurre o carro, vai surgir uma reação de sentido contrário e com a mesma intensidade, o que vai anular a sua ação e o carro não vai sair do lugar.

Os donos do carro ficaram sem entender nada e empurraram mesmo assim. Para surpresa do garoto, o carro se moveu. Por que? O garoto estava certo?

Pois é, nada como uma aulinha com o Trovão Azul para esclarecer as coisas.

Ação e reação, nunca - eu disse NUNCA! - irão se anular. Simplesmente porque, embora tenham mesma direção e intensidade, mas sentidos contrários (ou seja, têm tudo pra rolar uma anulação), são aplicadas em corpos diferentes!

"Se o garoto empurra o Fusca, o Fusca empurra o garoto". Simples assim. O mesmo vale para os verbos puxar, tracionar e alguns outros. Repare que quem pratica a ação recebe a reação.

E quanto à velha inércia?


O motor do Trovão Azul transmite o movimento dos pistões para as rodas traseiras. Estas empurram o chão para trás. E a reação? Quem faz é o chão, que empurra o carro pra frente. Atrito, meu velho!
Será então que a Terra gira por causa do "empurrãozinho" do Trovão Azul? Não! Pra nossa querida Terra, que é muuuuuuiiito "massuda" (ou poderíamos dizer "inerciuda"), alguns Newtons de força não são suficientes para alterar o seu estado de movimento. Infelizmente, o Trovão não é a causa da rotação da Terra. Mas então qual é? Cenas do próximo capítulo da Física na sua vida!

Beijo

P. S. Sabe como você faz pra colocar seis alunos do primeiro ano dentro de um Fusca? Cinco atrás e um na frente!

2 comentários:

  1. Fred, entra nesse link: http://www.gargalhando.com/2010/10/10/como-acelerar-seus-downloads/
    hehe

    ResponderExcluir
  2. Caraca meu velho seu "Trovão Azul" lembra e muito o meu "Oliver Twist"....

    ResponderExcluir