terça-feira, 19 de outubro de 2010

O frio se conserva?

Sala de aula. Em algum lugar do espaço-tempo, estava eu aplicando o "provão" (espécie de avaliação contendo todas as disciplinas com diversas questões de múltiplica escolha), quando de repente uma aluna tira da bolsa um embrulho de papel-alumínio. Desembrulha-o. O que sai de dentro dele é uma embalagem do tipo "longa vida" de suco com soja (vulgo Ades, pronto, falei!). Diante de minha cara de espanto:

Calma, essa não é a minha aluna.


"Que foi, Fred? Fiz isso pra conservar o frio [sic]."

"Hihihi... Nada mais que risos de minha parte."

Seguiram-se alguns risos gerais.

A inocente afirmação da minha não menos inocente aluna me fez pensar.

Antes, um parênteses: o frio não é grandeza física, não pode ser medido. Os mais afoitos podem até chegar a dizer que ele "não existe". Será? A Física Clássica diz que o frio é uma "sensação". Sensação esta que está relacionada à perda de calor. Espontaneamnte, o calor (energia) é sempre transmitido do corpo de maior temperatura para o menor, basicamente por irradiação (ondas de infravermelho, baby).

Mas será que ele não existe mesmo?

Existe a escuridão?
E o nada, existe?
O que seria da luz se não fosse a escuridão?
O que seria do tudo, ou de qualquer outra coisa, se não fosse o nada?
O que seria do calor se não existisse o frio?
Na ausência total de energia teríamos o que?
Zero absoluto?
Nada de agitação térmica, energia interna, movimento?
Palavras ao vento...
Vento? Que vento?

Curtiu a poesia? Um pouco de filosofia!

Valeu, Luiza!

Beijo

P. S.: veja o vídeo. Ilustra esse papo.

7 comentários:

  1. Frases assim me dão vontade de chorar Fred.
    SÓ NA SUA AULA MESMO. xD

    ResponderExcluir
  2. o alumínio reflete que tipo de onda msm? eu esqueci hehe :P

    ResponderExcluir
  3. A rigor, qualquer tipo. As ondas podem ser refletidas por qualquer superfície. Claro que alguns materiais são mais reflexivos (filosóficos?) que outros. Neste caso específico, o "frio" se conserva porque o alumínio reflete as ondas de infravermelho (eletromagnéticas) que vem de fora, minimizando o ganho de calor do ambiente que o suco da nossa querida Luiza sofreria.

    ResponderExcluir
  4. nossa fred, vc revelou a identidade dela... agr ela vai pedir direitos autorais shauhsuahs
    vlw pela resposta :D
    pq.: cadê o post de ondas? aquele que sua aluna favorita fez... sacou?

    ResponderExcluir
  5. a vida é assim msm... os materias são reflexivos, os fluidos incopreensíveis... suhuahsuhaushaushauhsu

    ResponderExcluir
  6. eu não duvido mto que seja ela na foto... uashauhsuhusahuah

    ResponderExcluir
  7. HUhuhasa Olha a reflexão que a frase da Luiza gerou.. Ai Ferd, vc eh de morte... tinha que postar aki neh?

    ResponderExcluir