terça-feira, 26 de outubro de 2010

A física dos aviões de papel I - brincadeira de criança

Inspirado neste vídeo, resolvi montar uma aula de Dinâmica (área da Física que estuda as forças, os movimentos e suas causas) usando a "Aerodinâmica dos aviões de papel".

Quem via de longe até achava um pouco estranho aqueles marmanjões (descobri em Ouro Preto que marmanjo é um anjo grande...) do Ensino Médio "brincando" com os aviõezinhos de papel. Mas por trás dessa "brincadeira de criança" (como é bom, como é bom!) estavam conceitos interessantes sobre a interação dos objetos em movimento com o ar e sobre projetos.

Os aviões foram projetados para concorrer em duas categorias: tempo de permanência no ar e maior distância horizontal percorrida. Foi muito legal ver os alunos se envolvendo desde as etapas de pesquisa e projeto dos aviõezinhos até a execução e análise dos lançamentos.



Veja como eles se divertiram e mostraram toda a sua masculinidade
 
As futuras engenheiras aeronáuticas
 
A experiência serviu também para eles terem noções de como trabalham os engenheiros que projetam equipamentos e veículos, por exemplo. Eles também puderam entender melhor como um avião de verdade pode voar, como um carro de Fórmula 1 fica estável a altas velocidades e muito mais!

Enfim, coisas que só o método "Física no Fusca" pode proporcionar.

Beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário