segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Os franceses são estranhos...

Em 1998 Roberto Carlos era o melhor lateral esquerdo do mundo. Marcava muito, atacava como nenhum outro e tinha um chute muito potente.

Em 2010, hoje, Roberto Carlos ainda é o melhor lateral esquerdo do mundo. Marca muito, ataca como nenhum outro e tem um chute muito potente. A diferença? É que hoje o cara tá com 37 anos, tem uma forma física de dar inveja a muitos moleques de vinte anos (que coxas... ui!) e joga no meu Coringão!

Voltando a 98. Os franceses tomaram um gol de falta impressionante do Brasil. Tão impressionante que a bola escapa da visão da câmera quando vista de frente, passa a mais de um metro da barreira e acaba entrando no gol, no cantinho! Como isso é possível?

Ocorre que a bola, ao ser chutada, assim como tudo que se movimenta na Terra, interage com o ar (arrrrr, para os leigos). Dependendo da força do chute, da distância até o gol e da forma como ela é chutada (em outras palavras, de como a força foi feita na bola pelo pé do chutador), a trajetória da bola pode sofrer desvios desconcertantes! Por exemplo, quando a bola gira no ar, ela acaba empurrando uma parte do ar "para trás" e, ao mesmo tempo, outra parte do ar "para frente", gerando zonas de alta e baixa pressão ao seu redor. Ação e reação, brô! O ar empurra a bola no sentido contrário do que está sendo empurrado e... o resultado você pode conferir no vídeo. Repare que algumas pessoas que estão atrás do gol chegam a se proteger pensando que a bola irá atingí-los... tsc, tsc.



Ah, e os franceses? Não contentes em tomar o gol, cientistas franceses decidiram estudá-lo e escreveram um artigo analisando a Física desse chute... Vá entender... Bom pra nós, que temos o Roberto Carlos (lindo!) e a Física (maravilhosa)!

Leia o artigo:

http://iopscience.iop.org/1367-2630/12/9/093004

Beijo

P.S.: em breve mais sobre a Física do futebol.

2 comentários:

  1. Frederico, Frederico
    "tem uma forma física de dar inveja a muitos moleques de vinte anos (que coxas... ui!)"

    "Roberto Carlos (lindo!)"

    Deixa a Anitinha saber disso, puf -.-

    P.S.: Cade nosso video da sexta Fred?

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a fisica do futebol

    ResponderExcluir