segunda-feira, 18 de junho de 2012

Beakman - meu super-herói favorito! - no Brasil


Uma das maiores influências sobre o meu trabalho como educador na área de Ciências da Natureza é o personagem criado por esse cara, que estará em São Paulo, na próxima quinta, dia 21, dando uma palestra num evento chamando Info@trends, realizado pela Editora Abril (infelizmente não vou poder ver porque o período de inscrições já passou...). 
O cientista maluco que elucidava de forma bastante criativa e divertida às dúvidas cabeludas das crianças sobre temas intrincados da Física, Química e Biologia, respondia nos anos 90 pelo nome de Beakman, e fazia parte de um programa chamado “O Mundo de Beakman”.

Ao todo foram gravados nos Estados Unidos cerca de 90 episódios que iam ao ar por aqui na TV Cultura. Até hoje uso alguns vídeos do Beakman como recurso didático para trabalhar alguns conceitos com a garotada. As explicações eram bastante simples e fáceis de entender, pois eram destinadas a um público infantil e naturalmente curioso. 

O problema é que quando a rapaziada entra na adolescência e chega ao Ensino Médio, a escola deixa de ser um “mundo encantado” e, muitas vezes, se torna um local muito chato onde se está por mera obrigação. Hoje o criador do personagem, que a meu ver é um herói mais “super” do que muitos por aí, já está na casa dos sessenta anos, mas ainda continua sendo fonte de inspiração para que os professores possam tornar as aulas mais estimulantes, desafiadoras e – por que não? – divertidas.

Gosto de uma frase de Einstein que resume bem essa história de explicar as coisas:

"Se você não consegue explicar algo de forma simples, é porque você ainda não entendeu direito"

Beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário