segunda-feira, 4 de junho de 2012

Foguete de canudinho


Graças ao senhor Galileu Galilei, hoje sabemos até como lançar um foguete tripulado pro espaço. Não fosse pelos experimentos realizados do alto da Torre de Pisa (que na época dele – séc. XVI – não deveria ser tão torta), poderíamos não saber como os objetos se comportam quando se movimentam sob a ação da nossa eterna companheira: a gravidade.

Quando você começa a estudar os fenômenos gravitacionais e esse tipo de movimento, a coisa parece muito mais complicada do que realmente é. Fica aqui a dica do Tio Fred: quando a coisa parecer muito abstrata, faça um experimento para visualizar a situação na prática!

Que tal um foguete de canudinho? É muito simples, você pode fazer em casa e brincar com a gravidade. Se tudo der certo, com as devidas equações do MUV, você pode até calcular com relativa precisão a altura máxima atingida no lançamento do seu foguete!

Materiais necessários:

1 garrafa pet com tampa
1 canudinho grosso
1 canudinho fino
1 palito de fósforo
Fita adesiva

Montagem:

- Faça um furinho na tampa da garrafa (suficiente pra passar o canudo grosso sem folga)
- Prenda com a fita adesiva o palito de fósforo na ponta do canudo fino (deixa só a cabecinha do palito pra fora). Assopre pra ver se não escapa ar pela ponta do canudo fino.
- Coloque o canudo grosso no furo da garrafa e o canudo fino dentro do grosso e... pronto! Você pode agora apertar bem forte a garrafa a lançar o seu foguetinho o mais alto que puder!

Marina, Matheus, Vinicius e o foguete de canudinho
Divirta-se e viva a Física!

Nenhum comentário:

Postar um comentário