terça-feira, 28 de setembro de 2010

"Seu Fred" - O eletricista - parte II


Veja minhas habilidades manuais

Tirar o chuveiro foi mais fácil do que pensei - crianças, quando forem fazer isso não se esqueçam de desligar o disjuntor (que serve para proteger o circuito da sua casa... depois eu explico melhor)! O problema foi na hora de abrir o negócio (o chuveiro, no caso). As ferramentas disponíveis eram rudimentares, quase me senti na Idade da Pedra Lascada. Com a sutilieza de quem tenta abrir um coco com a cabeça, tentei, em vão, desencaixar a parte de baixo do chuveiro pra acessar o famigerado resistor, que estava mais resistente do que nunca.


Nessa hora, precisei de uma assessoria. Nada que um cunhado computeiro metido a "prof. Pardal" pudesse fornecer:


CUnhado é pra essas coisas...
"Lú, já trocou resistor de chuveiro?"

"Claro"

"Pois é, tô trocando um agora. Ou melhor, tentando trocar. O bagulho fica em cima ou embaixo?"


"Embaixo. Tem que tirar a parte por onde sai a água. Espero que você esteja fazendo isso com o chuveiro no seu colo."

"Sim, sim. Mas o negócio não abre."


"É difícil mesmo. Depois que você abrir, vai ter uma outra tampa. Nessa tampa vai ter um fio encaixado. Retire essa tampa pra acessar o resistor. Aí é só desconectar o resistor dos terminais, encaixar o novo e pronto!"

"Tá. Valeu, Lú"

O problema é que começou a escurecer. Consegui abrir o chuveiro. Acessei o resistor, que continuou resistindo, não saía nem a pau. "Meu reino por um alicate", pensei. "Quer saber? Vou deixar o chuveiro aberto aqui e continuo o serviço amanhã. Um banhinho frio não vai fazer mal à mamãe."


Também sou do bando de loucos
Dia seguinte, a mãe já tinha comprado um chuveiro novo e, é claro, não tinha curtido muito o serviço pela metade. Instalei o chuveiro - com o disjuntor desligado! - deixei passar um pouco de água até ligar a energia, como manda o figurino. E todos foram felizes para sempre... Principalmente meus queridos alunos, que acabaram ganhando um chuveirinho pra estudarem resistores, corrente elétrica, tensão, potência...

Valeu, mãe!

Beijo

2 comentários:

  1. Fred do Céu, vc não tem noção de como eu rio lendo seu blog... esse post ficou bom por falar da eletricidade e tals a única coisa que estragou foi essa camisetinha do corinthians, né?!

    ResponderExcluir
  2. cunhado computeiro metido a "prof. Pardal"12 de outubro de 2010 às 21:27

    HAHAHAHAHA

    Não parei de rir um minuto!!!!!

    Mas foi assim mesmo....

    ResponderExcluir