Trata-se de uma cantora da MPB que fez muito sucesso nos anos 80, cujas marcas registradas eram a voz aguda rasgada e um par de seios avantajados, o que a torna muito adequada para trabalharmos conceitos físicos que dependem de uma reação de combustão (com "bustão"... rs!).
"Esse fusca já é o Fafá, né?" (nome popular das lanternas traseiras grandes - lembra do bustão? - do Fusca a partir de 79)
"É, Seu Amadeu", respondi.
"Agora o senhor vai ter que explicar quem foi Fafá de Belém", pedi para o Seu Amadeu, que, sem a menor cerimônia, falou para os meninos dos atributos físicos da cantora.
Depois disso, discutimos sobre o funcionamento do motor do fusquinha, sobre os cilindros opostos, sobre o trabalho em uma transformação gasosa, sobre a transformação de energia térmica em movimento (maravilha!), sobre as leis da Termodinâmica, sobre as variáveis de estado, sobre o fato das rodas traseiras empurrarem o chão pra trás e o chão empurrar o fusquinha pra frente e por aí vai.
Inclusive, neste momento, tive que contar um segredo para os alunos: o Trovão Azul é tão forte que não é a Terra que o empurra pra frente, é ele que empurra a Terra pra trás! E dá-lhe conservação da quantidade de movimento!
Enquanto isso, Seu Amadeu ficou lá, participando da aula. No final, ainda quis comprar o Trovão Azul.
Eu disse, não. Esse não está à venda, Seu Amadeu.
Beijo
P.S. Francisco, taí o que você queria, garoto! Veja você aí na foto!
gostei...tbm tenho um fusca azul calsinha fafá,achei muito interessante ja que nao aprendemos com o fusca,o fusca que ensina agente...muito bom parabens pela aula e pelo fusca,tbm nao vendo o meu kkkkkkk
ResponderExcluir