sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Fafá de Belém e a Termodinâmica

Alguém aí é do tempo da Fafá de Belém?

Trata-se de uma cantora da MPB que fez muito sucesso nos anos 80, cujas marcas registradas eram a voz aguda rasgada e um par de seios avantajados, o que a torna muito adequada para trabalharmos conceitos físicos que dependem de uma reação de combustão (com "bustão"... rs!).


Estávamos no meio de uma aula de Física no Fusca ao lado do velho Trovão Azul, quando de repente aparece o Seu Amadeu (ajudante geral e "faz tudo" da escola), que diz:

"Esse fusca já é o Fafá, né?" (nome popular das lanternas traseiras grandes - lembra do bustão? - do Fusca a partir de 79)

"É, Seu Amadeu", respondi.

"O quê?!", foi a leitura que fiz das expressões de meus jovens alunos.

"Agora o senhor vai ter que explicar quem foi Fafá de Belém", pedi para o Seu Amadeu, que, sem a menor cerimônia, falou para os meninos dos atributos físicos da cantora.

Depois disso, discutimos sobre o funcionamento do motor do fusquinha, sobre os cilindros opostos, sobre o trabalho em uma transformação gasosa, sobre a transformação de energia térmica em movimento (maravilha!), sobre as leis da Termodinâmica, sobre as variáveis de estado, sobre o fato das rodas traseiras empurrarem o chão pra trás e o chão empurrar o fusquinha pra frente e por aí vai.

Inclusive, neste momento, tive que contar um segredo para os alunos: o Trovão Azul é tão forte que não é a Terra que o empurra pra frente, é ele que empurra a Terra pra trás! E dá-lhe conservação da quantidade de movimento!

Enquanto isso, Seu Amadeu ficou lá, participando da aula. No final, ainda quis comprar o Trovão Azul.

Eu disse, não. Esse não está à venda, Seu Amadeu.

Beijo

P.S. Francisco, taí o que você queria, garoto! Veja você aí na foto!

Um comentário:

  1. gostei...tbm tenho um fusca azul calsinha fafá,achei muito interessante ja que nao aprendemos com o fusca,o fusca que ensina agente...muito bom parabens pela aula e pelo fusca,tbm nao vendo o meu kkkkkkk

    ResponderExcluir