segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Salsicha frita no laboratório?! Seus "pobremas" acabaram!

Se você ligar agora ainda leva um mês de Efeito Joule inteiramente "de grátis"!

Confesso que a aula de hoje me fez sentir dentro de um desses comerciais dos "1406" da vida, daqueles produtos que eu chamo de "inutilidades úteis" (ou seriam "utilidades inúteis?)!

Meus queridos alunos montaram - nada mais, nada menos - do que um "assador de salsichas elétrico"! De quebra a geringonça ainda prova que a salsicha é condutora de corrente elétrica e a existência do efeito térmico da eletricidade, o famoso "efeito Joule". Existe uma lenda científico-urbana antiga, que dizia que somente a matéria orgânica seria capaz de coduzir a corrente elétrica. Tudo isso porque um cara que dissecava uma rã, nos idos do século XVIII, viu ela mexer a pata depois de morta. Depois disso, todo mundo que tentou montar uma pilha usava um bife! Dá pra acreditar?! Só depois com Alessandro Volta e James "Cervejeiro" Joule as coisas mudaram...




















Perto dali, outros "anjinhos" quase botaram fogo no laboratório (e no cabelo da Jéssica) girando uma esponja de aço incandescente! Ah, o que duas pilhas, dois pedaços de fios e nenhum juízo podem fazer, né?

Fernando, foi mal, cortei sua cabeça, mas tudo bem, porque a experiência do circuito série/paralelo/interruptores foi a maior "miguelagem". "Meu avô usa em casa, Fred", me disse o Nheta (vulgo Bruno... a origem do apelido é melhor não contar nesse horário), quando negou-se a me presentear com o resultado de seu experimento. Tudo bem, filho, o importante é o aprendizado...

Efeito magnético da corrente elétrica? "Uso pó de 'pirlimpimpim' ou pó de ferro?", perguntou Gabriela a Vinícius. Aula de Fìsica no laboratório é a maior viagem...

Até a próxima,

beijo.

4 comentários:

  1. ééh.. cortou minha cabeça msm
    uhahuahuauha

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHAHA! curti fred, mto daora seu humor irnoco, chorei de ri, o melhor foi do nheta!!
    Voce tambem podia comenta das suas aventuras do dia dia, ;D
    abraço

    ResponderExcluir
  3. a melhor experiencia só poderia ser a nossa,o nosso grupo girou o fogo pra dar um ar de emoção,hausdhas e.. ahsudgsau
    amei esse bloooog , parabéns fred!hahha

    ResponderExcluir
  4. a melhor experiencia só poderia ser a de colocar fogo em algo né, o meu grupo só girou o fogo para dar ummm ar de emoção ou coisa do tipo,mais acho que a aluna Jéssica se manteve perto de mais quase lhe causando um acidentezinho,nada grave,digamos.hasudhasudha Gostei do BLOG Fred,Paraabéns [=

    ResponderExcluir