terça-feira, 21 de setembro de 2010

Orientação vocacional

Em algum lugar do espaço-tempo, perto dali, no meio de uma aula de correção e discussão da prova bimestral:

"Fred, como você ia na escola? Você ficava de recuperação?" (perguntaram-me alguns desses seres, que habitam a foto a seguir, o que desencadeou uma longa conversa sobre profissão e vocação)

Você confiaria o mundo nas mãos desses caras?

"Não, nunca fiquei. Minha única nota vermelha no colégio foi em Religião. Fiquei com 3,0 de média porque não quis fazer um trabalho da professora Neusa (que Deus a tenha!). Mas uma vez, já na faculdade, tirei zero numa prova de Resistência dos Materiais"

"Caramba! Mas você não tinha estudado, ou fez tudo errado?"

"Fiz tudo errado [risos gerais]. E ainda teve uma vez que 'tomei pau' em uma matéria de quarta à tarde porque decidi ficar jogando Fifa (do PS1) com os meus amigos [mais risos gerais]"

"E seus amigos da faculdade? Teve algum que ficou rico, se deu muito bem?"

"O que é ser rico?"

"Ah, Fred, não venha com esse papo! Ser rico, ganhar bem, pô!"

"O que é ganhar bem?"

"Uns R$ 20 mil"

"Acho que ainda não. Mas devo ter muitos amigos da faculdade ganhando uns R$ 10 mil."

"E você?"

"Eu sou professor, né? [mais risos gerais] Em compensação, gosto muito do que faço"

"Você ganha bem?"

"Mais do que eu preciso, menos do que eu mereço" (adoro essa resposta!)

Conclusão?

Veja como sou um professor respeitado.

A Fisica não está só na Física. Ação e reação. Escolhas e consequências. Escolher é perder? E o resto? Dá pra voltar atrás? Assim é a nossa vida. Ganhar dinheiro ou fazer o que gosta? Fazer o que gosta, sem sombra de dúvidas. Se fizer bem feito, mais dia, menos dia, vai ganhar muito dinheiro. Não fazer o que gosta implica em... não fazer o que gosta. O que pode ser pior do que isso?

Beijo

Um comentário:

  1. cleide - assistente social Projeto S.Sto.Agostinho29 de setembro de 2010 às 11:13

    este blog é 10!
    adorei a forma descontraída e da abordagem simples, onde o aprender e apreender fica muito mais fácil e divertido!

    ResponderExcluir