sexta-feira, 10 de setembro de 2010

AC/DC no Rock in Rio 2011

Confirmado: a maior atração do Rock in Rio 7 (no Rio!) em 2011 será o AC/DC! Rock in Rio no Rio parece um pleonasmo, né? O pior é que não é! Das sete edições do Rock in Rio, duas aconteceram em Lisboa e uma na Espanha. Só mesmo em Portugal pros caras chamarem de Rock in Rio um evento que acontece em Lisboa... vá entender... Fato é que faz dez anos que o evento não acontece no Brasil.

E o que a Física tem a ver com isso? Física e Rock? Tudo a ver! Não fosse o eltromagnetismo das bobinas e ímãs, nada de guitarras elétricas e nada de auto-falantes, logo, nada de Rock'n Roll, baby.

Só que o lance não é discutir o Rock. Por enquanto seremos menos abrangentes, a discussão vai ficar só na banda australiana formada em 73 pelos irmãos Angus e Malcom Young = AC/DC.

O primeiro álbum dos caras foi lançado em 75, com o sugestivo nome de High Voltage.

E em algum lugar no espaço-tempo, perto dali, estávamos em uma aula de Física falando justamente disso: AC/DC, ou seja, AC - alternating current e DC - direct current (in english).

As baterias e pilhas são fontes de corrente elétrica contínua (CC, em português), enquanto que as nossas tomadas são fontes de corrente elétrica alternada (CA).

É claro que lá estava o Trovão Azul, onde vimos o dínamo, que transforma energia mecânica em elétrica e a bateria, que armazena essa energia (na forma de energia química) pra ser usada nas partes elétricas do carro. Sem o dínamo a bateria se descarregaria em cerca de uma hora. Já pensou ficar trocando a bateria do carro toda hora?


Longa vida ao Rock'n Roll e aos dínamos!

Beijo

Um comentário:

  1. nossa q legal !!!
    Vc Ja teu aula pra mim !
    No IEST !
    Eu acho q o acdc é a melhor banda do rock do mundo !
    E em 2013 o acdc vai completar 40 anos !!!É demais !
    Flw

    ResponderExcluir